conecte-se conosco

Entrevista

Médico oncologista reforça importância do Centro de Oncologia da Unimed e Hospital Paranaguá

Dr. Evanius Garcia Wiermann atua há 20 anos na área médica e destaca atendimento de qualidade no espaço

Publicado

em

Médico oncologista reforça importância do Centro de Oncologia da Unimed e Hospital Paranaguá

Inaugurado em 2016, em parceria com a Unimed Paranaguá, o Hospital Paranaguá disponibiliza há mais de quatro anos um Centro de Oncologia moderno e com atendimento humanizado a pacientes do município e de todo o litoral. O médico oncologista clínico e onco-hematologista, Dr. Evanius Garcia Wiermann, responsável pelo Centro de Oncologia do Hospital Paranaguá, mantido em parceria com a Unimed Paranaguá, ressaltou a qualidade do atendimento feito na unidade local, um centro de excelência médica que permite aos pacientes de Paranaguá e região realizarem o tratamento de câncer perto de casa, com uma equipe clínica completa que realiza o atendimento específico caso a caso, com atendimento humanizado e mais próximo de casa, sem necessidade de ir a Curitiba.

Com o espaço, o câncer, doença tão presente na população mundial, possui no atendimento personalizado e tratamento humanizado alicerces importantes para a sua cura e acompanhamento no município. O médico esclareceu quais tipos de tratamento são oferecidos no espaço, que conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes, envolvendo, além da enfermagem e médicos especialistas, as áreas de farmácia clínica, fisioterapia, nutrição e psicologia. Além disso, Dr. Evanius reforça o respeito às medidas sanitárias neste período da pandemia adotadas no espaço, o que garante segurança a todos os pacientes. Confira a entrevista:

Folha do Litoral News: Qual a importância da Unimed ter investido recursos próprios em um Centro de Oncologia moderno para Paranaguá? 
Dr. Evanius Wiermann: A importância deste investimento local foi para fidelizar o cliente na região do litoral com a mesma qualidade de serviços da capital, atendendo a uma área de drenagem bastante ampla e permitindo menos deslocamento de clientes, os quais, às vezes, se encontram em condições bastante debilitadas. As instalações encontram-se anexas ao Hospital Paranaguá, que também dá respaldo para atendimento e internações, se eventualmente forem necessárias, bem como acesso a um PS para emergências e a vários especialistas localmente presentes. Isto permite maior qualidade e agilidade no atendimento do cliente da cidade e redondezas.

Folha do Litoral News: Quais tratamentos realizados no Centro de Oncologia? Há um número estimado de quantas pessoas são atendidas atualmente no espaço?
Dr. Evanius Wiermann:
O Centro de Oncologia Unimed Litoral está habilitado com um centro de infusão de medicamentos, portanto pode atender a várias especialidades da Cooperativa que também precisem fazer administrações de medicamentos injetáveis. O local está preparado para atender a população com toda a segurança em instalações mais que apropriadas para o período da pandemia, realizando desde rastreamento oncológico, passando por exames e cirurgias diagnósticas e curativas, bem como pela administração de medicamentos de alta complexidade como químio, imuno e hormonioterapias diversas. Hoje já hão diversos pacientes em tratamento e acompanhamento na instituição, mas ainda há espaço mais que suficiente para receber mais pacientes.

Folha do Litoral News: Quais os diferenciais de qualidade que a Unimed oferece através do seu Centro de Oncologia em Paranaguá? Qual o número de profissionais de saúde que atendem no local?

Dr. Evanius Wiermann: Os diferenciais da unidade se referem à composição da equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes, envolvendo, além da enfermagem e médicos especialistas, mas também a farmácia clínica, fisioterapia, nutrição e psicologia, tudo na intenção de trazer uma abordagem holística para o quadro, com excelência técnica e humanização, individualizando cada caso com ajuda da caracterização por biologia molecular e genética.

Folha do Litoral News: Qual importância do Centro de Oncologia e pioneirismo em prol da população local? Quem pode ser atendido no local?

Dr. Evanius Wiermann: A importância se traduz na rapidez com que podemos iniciar o tratamento por se tratar de um serviço próprio, na atenção diferenciada à população local que por várias vezes tem que recorrer a um centro maior para maior complexidade médica e na menor necessidade de deslocamento para esta mesma clientela, que num período tão complexo de pandemia, no qual nos encontramos, podem ter sua logística minimizada, reduzindo riscos de infecção e melhorando drasticamente a qualidade de vida. Todos que quiserem ou precisem ser rastreados ou investigados com suspeitas de doenças benignas ou malignas bem como de problemas de sangue encontrarão as portas abertas para serem recebidos, atendidos, investigados e cuidados no Centro de Oncologia. A Unimed Paranaguá fez e faz um investimento de vulto para garantir toda a qualidade e tecnologia disponíveis para seus clientes.

Relato de paciente

“É muito importante a divulgação do centro oncológico em Paranaguá. A maioria das pessoas que necessitam deste tratamento, geralmente, procura atendimento em Curitiba, justamente por não ter a informação que em Paranaguá também atende, com a mesma excelência. Penso assim, pois quando meu marido precisou de tratamento, fomos a Curitiba. Não tínhamos conhecimento do centro oncológico em Paranaguá. E só ficamos sabendo, porque a minha mãe precisou ficar internada no Hospital Paranaguá, e, por acaso, o médico que prestou atendimento, foi o mesmo que me atendeu há muitos anos, quando contraí câncer. O meu marido fez quimioterapia e radioterapia em Curitiba e iniciou a imunoterapia lá também, e só solicitamos a transferência do tratamento para Paranaguá, pela confiança que temos no médico. Foi uma grata surpresa, o atendimento e a estrutura do centro, que não fica devendo nada para outras clínicas. Além disso, ganhamos em tempo de viagem, o gasto foi bem menor, imagina para quem reside aí, o conforto é bem maior. Parabéns à equipe, fomos muito bem atendidos”, relata o paciente Mauro Emerson Biscaia.

Leia também: Urologista alerta para cuidados com a saúde do homem e diagnóstico do câncer de próstata

Em alta