conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Brasil ultrapassa 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe

SUS ainda tem vacinas contra a influenza disponíveis

Publicado

em

A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos / Foto: Ari Dias / AEN

O Brasil registrou mais de 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe. Os dados são da plataforma LocalizaSUS, que também indicou que a cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores ultrapassou 50%. Esses são grupos considerados prioritários para a vacinação. 

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. Precisamos retomar a confiança da população nas vacinas”, reforça a ministra da Saúde, Nísia Trindade.  

A meta é imunizar 90% da população. Mais de 80 milhões de doses trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda tem vacinas disponíveis para pessoas a partir dos 6 meses de idade. Quem ainda não se vacinou precisa verificar o calendário do estado e/ou município sobre a disponibilidade. 

A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.  

É importante reforçar, ainda, que a vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reitera que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Paraná

Até o momento, o Paraná já registrou, de acordo com dados do vacinômetro nacional, mais de 29 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Em relação a este imunizante, o alerta principal se dá à vacina bivalente, que possui uma cobertura de apenas 13,9% do público acima de 18 anos. Já em relação à Influenza, o Estado é o 6º do país em número total de doses aplicadas, com pouco mais de 2,8 milhões, cerca de 54% do grupo prioritário.

Cuidados para evitar doenças respiratórias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem correta das mãos pode reduzir em até 40% os riscos de contrair doenças como conjuntivite, gripe ou dor de garganta. O consumo de vitamina D também é recomendado, uma vez que no inverno, com dias mais curtos e frios, o contato com a exposição solar tende a diminuir.

Com informações do Ministério da Saúde e AEN PR

Em alta

plugins premium WordPress