O vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão, desde o início deste mandato, assumiu o comando da Secretaria Municipal de Obras Públicas, e vem exercendo esta dupla função com uma visão diferenciada de gestão pública, marca da atual administração, que é de estar junto ao povo, acompanhando de perto cada serviço executado e ouvindo as demandas.
Arnaldo Maranhão, que possui um grande conhecimento político, pois já exerceu a função de vereador por quatro mandatos, tendo sido vice-presidente da Casa de Leis, vem fazendo um trabalho diferenciado em sua pasta, sempre buscando atender aos anseios dos munícipes. Nesta entrevista, ele faz um breve relato deste desafio de ser vice-prefeito e secretário de Obras. Confira:
Folha do Litoral News: Como está sendo para o senhor ser o vice-prefeito de Paranaguá e secretário de Obras?
Maranhão: Está sendo uma grande responsabilidade. Apesar de já ter exercido o mandato de vereador por quatro vezes, confesso que o Executivo, em especial a Secretaria de Obras, é algo novo em minha vida política. É de uma extrema felicidade, porque a gente acaba conhecendo a cidade mais do que conhecíamos, percorrendo todos os bairros, ilhas, colônias, vendo os problemas que nos foram deixados e resolver as demandas e os pedidos da população, e resolvendo os problemas das pessoas, de uma região, de um bairro, você se sente realizado.
Folha do Litoral News: Um dos pontos positivos que o senhor possui é o pessoal, o que pode nos falar a respeito?
Maranhão: O setor de Obras é de fundamental importância para um município, pela questão dos equipamentos e maquinários, mas esses quesitos sem a presença do material humano não tem finalidade alguma. Na Secretaria de Obras, digo que 70% depende do material humano, dos serviçais, dos operadores, dos mecânicos, do serviço braçal, do administrativo que sem ele não dá para andarmos, mas é fundamentalmente através daquelas pessoas que exercem aquele trabalho mais humildes nos bairros, todas elas têm uma importância significativa para todos nós.
Vice-prefeito faz questão de acompanhar as obras nos diferentes bairros da cidade
Folha do Litoral News: A Secretaria de Obras é uma das mais importantes da administração, quais são suas atribuições frente à pasta?
Maranhão: Acabo exercendo uma dupla atribuição, além de secretário de Obras sou vice-prefeito da cidade. Tento ajudar e colaborar com o prefeito Marcelo Roque. Na Secretaria de Obras, minha função é tocar o orçamento, que foi diminuído neste ano infelizmente, mas é tocar as necessidades da população, que passa por um simples buraco em uma via publica até as obras maiores do munícipio. A Secretaria de Obras é muito complexa, e eu faço este acompanhamento todos os dias, seja com as equipes nos bairros, e não esquecendo da parte orçamentária e administrativa, dos processos, Recursos Humanos e Pessoal, ou seja, também de modo especial, dos pequenos buracos em uma via até as grande obras, passam pela Secretaria de Obras.
Folha do Litoral News: O Senhor fez juntamente com o prefeito Marcelo Roque a entrega e inauguração de várias obras e serviços na cidade, em especial a Avenida Belmiro Sebastião Marques? Qual é a importância desta obra?
Maranhão: Esta é obra que fica marcada na vida de qualquer político e com alto valor significativo por poder atender a uma região tão grande. Esta é a terceira avenida mais importante do município ficando atrás da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, que atravessa a cidade do Centro até a Estada das Praias, PR-407, e a Avenida Roque Vernalha, que também liga a parte mais antiga da cidade ligando a Vila Guarani à Estradinha, dois eixos muito importantes. E a Avenida Belmiro Sebastião Marques vem para mudar toda esta região do Parque São João até o Porto Seguro. Uma obra importante que beneficia 15 bairros, atendendo mais de 40 mil pessoas, com mais segurança e comodidade.
Folha do Litoral News: Qual mensagem o senhor deixa à população parnanguara neste aniversário de 369 anos na Cidade Mãe do Paraná?
Maranhão: Uma mensagem de muita esperança. De amor pela cidade de Paranaguá. Não é fácil administrar uma cidade como Paranaguá, com tantos problemas a serem resolvidos e a cidade é de todos nós, e cada um tem que fazer a sua parte. Não adianta só jogar a culpa em cima do prefeito, do vice-prefeito e dizer que o problema é nosso. Não, só vamos resolver os problemas do município unidos. Então deixo uma mensagem de esperança, de amor e união, porque a cidade já é outra, tem muito o que se fazer ainda, mas a forma de administrar do Marcelo Roque e do Maranhão é diferente, é uma administração popular, uma administração simples que vai pessoalmente em todos os bairros da cidade. Nossa mensagem é de otimismo, responsabilidade e amor, e que todos nós tenhamos amor responsabilidade e união por este lugar tão maravilhoso chamado Paranaguá.