conecte-se conosco

Entrevista

Alopecia: entenda mais sobre essa doença que causa a queda de cabelo

Especialista em dermatologia da Unimed Paranaguá, Dr. Charles Name De Dominicis, explica sobre a doença

Publicado

em

A cerimônia da premiação mais importante do cinema, o Oscar 2022, colocou a alopecia entre os assuntos mais comentados da internet nas últimas horas. O especialista em dermatologia da Unimed Paranaguá, Dr. Charles Name De Dominicis fala nesta entrevista sobre esta condição.

O que é a alopecia areata?

Dr. Charles : A Alopecia Areata é uma doença inflamatória que provoca a queda do cabelo. Os fios começam a cair resultando, mais frequentemente, em falhas circulares no couro cabeludo, porém, em alguns casos a queda pode ser bem maior, levando a queda total do cabelo.

Como é feito o diagnóstico?

Dr. Charles: O diagnóstico é feito durante o exame Dermatológico, utilizando testes e Dermatoscopia (aparelho de uso comum do médico especialista) e às vezes requer biópsia.

Quais são as principais causas para o desenvolvimento desse tipo de alopecia?

Dr. Charles: Diversos fatores estão envolvidos, como o aspecto autoimune (o próprio corpo ataca os bulbos dos folículos), bem como a participação genética. É comum também neste problema, haver um envolvimento de participação emocional (gatilhos de traumas emocionais).

Podemos também, documentar alterações em alguns exames que podem influenciar neste problema

A perda de cabelo é o único sintoma?

Dr. Charles: Não! Geralmente pode haver uma tristeza que pode chegar ao sofrimento mais intenso como a depressão. Podemos contar com problemas na glândula tireóide, anemias, desnutrição e outros.

Existe cura e tratamento?

Dr. Charles: Há casos em que há cura, repilação total e outros a depender da gravidade, que estabilizam na forma já calva. Por isso é tão importante acolher e tratar esta enfermidade.

Vale lembrar que a alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

A evolução da alopecia areata não é previsível por isso é muito importante entendermos mais sobre essa condição, evitando assim todo e qualquer preconceito com quem lida com esta condição.

Dr. Charles Name De Dominicis é Médico Dermatologista – CRM/PR:31620/Registro de Qualificação de Especialista em Dermatologia (RQE): 23673. Graduado em Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – MBA Gestão em Saúde.