conecte-se conosco

Empreendedorismo

“Três Marias”: empresa de turismo atua com foco na educação ambiental

Empresa desenvolve o projeto “Viagem do Saber” na baía de Paranaguá

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Três Marias

A estudante de Serviço Social, Janayna Alves Iavolski, e a gestora ambiental e estudante de Engenharia Ambiental, Isis Pontes da Fonseca, viram no ramo do turismo marítimo uma oportunidade de levar informação e educação ambiental. Ambas atuam na empresa “Três Marias”, de transporte marítimo, na qual também desenvolvem o projeto “Viagem do Saber” voltado para crianças e adultos.

“A empresa “Três Marias” nasceu há dois anos quando eu, Janayna, iniciei o trabalho com transporte marítimo com meu esposo. Eu e ele abrimos a empresa que leva esse nome em referência a nossas três gerações antecedentes com nome Maria, que são mulheres fortes, então achamos perfeito o nome para empresa”, explicou Janayna.

Durante o trabalho, ela encontrou Isis e, juntas, desenvolveram o projeto “Viagem do Saber”. “Eu encontrei uma Maria que não chama Maria, mas é forte como minhas antecedentes, guerreira e cheia de vontade de ajudar ao próximo, a Isis. Nossos valores se cruzaram e conversando sobre tudo que acreditamos ser correto na vida, sociedade e meio ambiente, surgiu a ideia do projeto”, contou Janayna.

Empresa atua no ramo de projetos socioambientais e turismo marítimo

Segundo ela, o projeto visa proporcionar uma experiência diferente para crianças e adultos, promovendo a educação ambiental junto com um passeio cultural e histórico pela baía de Paranaguá.

O que é o Viagem do Saber?

O projeto “Viagem do Saber” promove a educação ambiental através de um passeio pela baía de Paranaguá. “Maior baía do Paraná, a terceira mais importante do Brasil. A viagem percorre trechos do Rio Itiberê e manguezal, explorando temas ligados ao meio ambiente e ao ecossistema da região, também é possível observar pontos turísticos do município, que é muito rico em história e cultura. Nossa missão é desenvolver a Educação Ambiental na nossa cidade através de mudança em atitudes e comportamentos das crianças e adultos em relação ao cuidado com o meio ambiente, de modo a promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais”, evidenciou Janayna.

Desde o início do projeto já participaram cerca de 250 pessoas, entre crianças e adultos.

Passeio cultural e histórico acontece pela baía de Paranaguá
Fotos: Divulgação/Três Marias

Empreender no ramo

Para a empreendedora, atuar na área do turismo envolve alguns desafios, mas o esforço é recompensado pelos resultados do projeto. “É difícil porque é uma área que ainda não está 100% estruturada na nossa cidade, porém, é recompensador, ver os olhares impressionados e entusiasmados das pessoas que passam por essa experiência proposta no projeto. É gratificante para nós promover a Educação Ambiental em Paranaguá com a oportunidade de conhecer a nossa Baía, e ainda trazer conhecimentos históricos e culturais da nossa cidade, que também são assuntos tratados no decorrer do trajeto, além da preservação do meio ambiente”, destacou.

plugins premium WordPress