conecte-se conosco

Empreendedorismo

Empresária que produz joias com material reciclado será destaque no Paris Fashion Week

Produção de pérolas é realizada de forma artesanal por mulheres de Antonina

Publicado

em

A empresária e joalheira Carla Dutra tem uma marca de joias e atua no mercado europeu há cerca de dois anos e também no Brasil chamada LECARLE. O diferencial do seu trabalho está nas peças produzidas a partir de materiais reciclados retirados de oceanos e rios no litoral do Paraná. Além disso, após a coleta, o material é trabalhado de forma artesanal por mulheres de Antonina.  Neste mês, começa o Paris Fashion Week, evento no qual Carla foi convidada como novos designers destaque e levará suas peças.

A pérola feita a partir de garrafas pet foi lançada por Carla em Munique, na Inhorgenta, uma das maiores feiras do setor joalheiro, em abril de 2022. “Desenvolvi uma pérola sustentável feita com resíduo retirado do oceano e de rios. Para eu ter a rastreabilidade desse produto, desse material, comecei a me unir a projetos sociais que fazem a limpeza de oceanos e rios. Entre eles, eu descobri a Ecobarreira do Diego Saldanha, um projeto incrível reconhecido dentro e fora do País. Junto com esse projeto, que já temos parceria, comecei a participar de alguns eventos fora do Brasil, fiz uma exposição em Milão com essas pérolas”, contou a joalheira.

“Prezo muito pela mão de obra feminina”, destacou Carla Dutra

O projeto Ecobarreira é idealizado pelo ativista ambiental Diego Saldanha, morador em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde iniciou o projeto de despoluição do Rio Atuba com a criação de uma “ecobarreira” em 2016. Desde então, Diego tem divulgado seu trabalho no Brasil e no mundo.

A joalheira explicou como o material é utilizado na produção das joias. “As garrafas pets transparentes são trituradas e misturadas na massa dessa pérola que a gente faz também em parceria com as mulheres do litoral, de Antonina. Eu mando essas peças para São Paulo no meu ateliê e elas são unidas a joias de prata e ouro reciclados, de reuso, também por mão de obra feminina”, afirmou Carla.

Carla Dutra foi convidada como novos designers destaque para o Paris Fashion Week

Carla foi convidada como novos designers destaque para o Paris Fashion Week na semana pret a porter que acontece no final do mês de fevereiro. “Eu faço meu trabalho de forma genuína, sei como é para mulheres entrar no mercado, a gente compete muito com a mão de obra masculina, que é o que domina no setor joalheiro fora do Brasil e trabalhar com sustentabilidade é muito difícil. Prezo muito pela mão de obra feminina, produzo em Roma e em Guimarães, onde conheci a fábrica que tem muita mão de obra feminina, mas ainda é dominada por homens. Em Roma, a dona do ateliê é uma mulher incrível que faz as joias. Busco isso onde eu vou.  Ter as mulheres fazendo essas pérolas que vão agora para o Fashion Week é uma coisa muito incrível”, relatou a joalheira.

 “Desenvolvi uma pérola sustentável feita com resíduo retirado do oceano e de rios”, disse a joalheira

Ela lembra de outros momentos que também foram importantes na sua carreira. “Eu tive uma peça que ficou em galeria em Comporta, litoral português, tive uma peça na Oscar Freire, a atriz Glória Pires já usou uma peça minha e vendi na loja dela, fui para o Milano Jewerly Week e também participei de uma exposição de joias com essas pérolas”, contou Carla.

Em alta

plugins premium WordPress