Empreendedorismo

Canudinhos Caseiros Dona Rosa: trabalho que une laços familiares em três gerações

3.ª geração da família é quem produz com muito amor a receita familiar.

vrgknm

A cada dia que passa, o número de pessoas que deseja abrir seu próprio negócio cresce cada vez mais e novos empreendedores vêm se destacando no mercado.

Por esse motivo, a Folha do Litoral News tem preparado uma série de reportagens, destacando o trabalho de diversos empreendedores locais e hoje contaremos mais uma história, a dos: Canudinhos Dona Rosa.

Canudinhos Caseiros Dona Rosa: trabalho que une laços familiares

A avó de Vanessa Gonçalves e de Renata Gonçalves adorava reunir a família para conversar ou até mesmo comemorar festinhas de aniversário. Entretanto, nesta união familiar não poderia acontecer sem um produto essencial e que vinha de receita de família, os famosos canudinhos caseiros.

“As pessoas podem pensar assim, ‘nossa, canudinho, mas o que tem de diferente? Podemos comprar no mercado’, mas a verdade é que a receita caseira tem um sabor totalmente diferente daquele que é industrializado”, ressaltou Vanessa, proprietária dos canudinhos caseiros Dona Rosa.

Em festas de aniversário ou até mesmo em almoços de família, há quem tenha costume de comer canudinhos com maionese, mas esses industrializados são preparados completamente diferente.

m60nvao2

Renata Gonçalves, contou à Folha do Litoral News, que sua avó adorava reunir a família para preparar os canudinhos, essa era a hora que filhos e netos permaneciam com sua avó Dona Pedrina, que também aproveitava para ensinar a receita para sua família.

Como toda a família adorava os canudinhos, certa vez um dos familiares comentou com dona Rosa, que deveriam fazer para vender e assim fez a família.

“Inicialmente, nossa avó preparava os canudinhos apenas para a família ou para os eventos de família, como aniversários e casamentos. Alguns anos mais tarde, nossa mãe, Rosa, começou a realizar a venda desses canudinhos na porta de casa e cada vez mais pessoas começaram a se interessar, afinal é muito gostoso!”, enfatizou Renata Gonçalves, proprietária.

l7qfdp7f
Uma rede de mercados aqui da cidade de Paranaguá aceitou fornecer nossos canudos. Conversamos com os donos, fizemos diversas reuniões e eles aceitaram. Foi uma grande felicidade para nós”, enfatizou Renata Gonçalves, proprietária.

O sonho de ter o próprio negócio

Vanessa trabalhava no ramo de farmácias há quase 11 anos e já estava insatisfeita. Desde adolescência, tinha o sonho de ter o seu próprio negócio e quando decidiu pensar sobre qual seria o negócio que gostaria de investir, percebeu que tinha em suas mãos um produto de excelente qualidade.

Inicialmente, todos os processos de preparação dos canudinhos eram realizados de forma manual, o que exigia muito tempo de dona Rosa e de sua irmã. Foi então que as filhas de Rosa decidiram assumir a preparação dos canudinhos, que hoje tem seu processo realizado de forma industrial e parte manual, só que desta vez pela 3.ª geração da família.

“Já estava insatisfeita com meu trabalho e sempre quis ter meu próprio negócio. Foi então que pensei nos canudinhos, eles já são bem conhecidos e todos elogiam, então porque não investir nesse sonho com um produto que para nós é muito especial? Reuni minha família, todos acharam uma ótima ideia e então eu e minha irmã fechamos uma sociedade”, salientou Vanessa Gonçalves.

2zhye0a

A partir desta união das irmãs, o processo de criação da empresa iniciou. Como esperavam que o negócio pudesse crescer, iniciaram as adaptações na casa onde moram. A antiga edícula, abriu espaço para a sala de preparação dos canudinhos, tudo muito limpo e organizado, como exige as normas de vigilância.

As irmãs e sócias tinham o grande sonho de levar seus produtos para os mercados, e neste ano de 2024 conseguiram realizar este desejo.

“Depois de muito trabalho, estudos, cursos, estudando as melhores formas de aprimorar nosso produto, sem perder a tradição da receita da nossa avó, chegamos ao mercado. Uma rede de mercados aqui da cidade de Paranaguá aceitou fornecer nossos canudos. Conversamos com os donos, fizemos diversas reuniões e eles aceitaram. Foi una grande felicidade para nós, realizamos o nosso sonho de ter nosso produto na prateleira de um mercado e claro que nosso sonho não para por aí!”, enfatizou Renata Gonçalves, proprietária.

Para fazer o negócio crescer, as irmãs fazem parte do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), e contam que é uma excelente ajuda para pequenas empresárias.

“Participar do CMEC da Aciap, está sendo um grande aprendizado, pois, diversas empresárias estão ali dispostas a ajudar o nosso negócio e além disso, diversos cursos são ministrados para que nós tenhamos capacitação profissional para que possamos empreender da melhor forma. Por isso eu incentivo as mulheres que estão iniciando seus negócios a procurar o CMEC e fazer parte, pois é um grande aprendizado”, salientou Vanessa

xoly1c e

De acordo com Renata, o objetivo é fazer o Canudinhos Dona Rosa crescer tanto, a ponto de tornar-se uma indústria e levar a receita de sua avó dona Pedrina para o Brasil inteiro.

Hoje a família obtém a sua renda da venda dos canudos, que cresce cada dia mais e hoje é comercializada em diversos pontos da cidade.

Para adquirir os Canudinhos Dona Rosa, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 99288-9952.

Canudinhos Caseiros Dona Rosa: trabalho que une laços familiares em três gerações

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Canudinhos Caseiros Dona Rosa: trabalho que une laços familiares em três gerações

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).