O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhou na manhã de sábado, 17, o início da Cerimônia de Geração de Mídias no Fórum Eleitoral de Curitiba.
“Hoje estamos gerando as mídias para dar vida às urnas eletrônicas, que, no dia das eleições, trarão o resultado da vontade do eleitorado”, disse o presidente.
Geração de mídias
São três as principais mídias criadas:
1) Mídia de carga: associa a urna à seção e ao eleitorado da seção eleitoral;
2) Mídia de votação: contém a lista das candidatas e dos candidatos;
3) Mídia de resultado de votação: armazena os arquivos com os votos da seção, enviados para a totalização.
Além dessas mídias, ainda são criadas outras duas, chamadas “MRs especiais”, utilizadas em caso de necessidade:
Mídia de ajuste de data e hora (ADH);
Mídia de resultado múltipla (MR múltipla), que inicializa quatro sistemas presentes na urna:
Sistema de apuração;
Recuperador de dados (RED);
Verificador pré e pós-eleição, usado, por exemplo, em auditoria das urnas;
Autoteste, que verifica o funcionamento das urnas.
Carga e lacração
Após a geração de mídias, serão realizadas as Cerimônias de Carga e Lacração. Nesta etapa, as urnas serão carregadas com os sistemas oficiais e receberão as mídias que já foram geradas, ficando prontas para a eleição. A partir da lacração das urnas, os dados inseridos não podem mais ser modificados.
Calendário
As cerimônias acontecem até o dia 26 de setembro. Em todo o estado, mais de 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas para, na véspera das eleições, serem distribuídas a 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios.
As cerimônias, que acontecem nos 154 fóruns eleitorais do Paraná, são públicas e podem ser acompanhadas por qualquer pessoa. A imprensa também pode cobrir todos os procedimentos, tanto na capital quanto no interior.
Em Curitiba, a preparação das 3,9 mil urnas eletrônicas, que atenderão 415 locais de votação no município, é realizada no Fórum Eleitoral da capital (Rua João Parolin, 55 – Prado Velho).
Fiscalização
Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar as cerimônias. Nos atos, os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.
Legislação
As Cerimônias de Geração de Mídias e Carga e Lacração são disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.669/21.
Presenças
Na foto de abertura: o juiz auxiliar da Presidência, Dr. Roberto Aurichio Junior; o chefe da 176.ª Zona Eleitoral, Nilton Luiz Drabeski Dudziak; o presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura; a juíza da 175.ª Zona Eleitoral, Dra. Denise Hammerschmidt; e a chefe de cartório da 175.ª ZE, Sandra Regina Romanel Pianowski.
Fonte: TRE-PR