conecte-se conosco

Eleições 2022

Levantamento da Paraná Pesquisas aponta Lula (27,6%), seguido por Bolsonaro (25,2%) e Ciro (2,1%)

Pesquisa está registrada no TSE sob o n.º 09280/2022, e mostra os índices da corrida eleitoral à Presidência da República

Publicado

em

Na quarta-feira, 4, o Paraná Pesquisas, instituto especialista em opinião pública, divulgou a Pesquisa Nacional com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-09280/2022 abordando a situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e Avaliação da Administração Federal.

Os dados foram obtidos entre o final de março e o início de abril de 2022. A metodologia segue a Resolução n.º 23.600/2019. A pesquisa demonstra a intenção de voto de brasileiros em todos os estados entre os atuais candidatos para presidente da República, bem como a aprovação do presidente Jair Messias Bolsonaro.

De acordo com o Paraná Pesquisas, a pesquisa abrange o eleitorado de todo o território brasileiro, com amostra de 2020 eleitores, por meio de entrevistas pessoais , face a face, com cidadãos dos 26 estados e do Distrito Federal (DF). O processo foi feito entre 28 de abril a 3 de maio de 2022, contando com uma margem estimada de erro de cerca de 2,2% para os resultados gerais e grau de confiança de 95,0%. Mais informações podem ser acessadas na pesquisa na íntegra que consta no final da matéria.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que é perguntado livremente, sem direcionamento dos candidatos, foi perguntado ao eleitor: Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje, quem o (a) Sr.(a) votaria? Entre os candidatos citados, na primeira colocação consta Lula, com 27,6%, seguido de Bolsonaro, com 25,2%. Na terceira posição está o candidato Ciro Gomes (2,1%), seguido por André Janones (0,4%), Sergio Moro (0,3%) e João Doria (0,2%). Os outros nomes citados pelos entrevistados correspondem a 0,5%.

Não sabem ou não responderam 36,1% dos entrevistados. Além disso, 7,5% do total respondeu que não votará em ninguém, em branco ou nulo para presidente.

Como a margem de erro estimada é de 2,2% para resultados gerais, para cima ou para baixo, é possível dizer que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados na pesquisa espontânea.

Estimuladas

Três pesquisas estimuladas foram feitas entre o fim de abril e início de maio perguntando aos eleitores: Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) votaria? No cenário 1, um percentual de 40,0% dos entrevistados responderam que irão votar em Lula nas eleições e 35,2% em Jair Bolsonaro, seguido de 7,4% em Ciro Gomes, 3,2% em João Doria, 2,4% em André Janones, 0,7% em Simone Tebet, 0,2% em Luciano Bivar e 0,1% em Luiz Felipe D’Avila.  7,2% afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum. 3,5% não sabem ou não responderam.

Em outro cenário da pesquisa estimulada, onde não consta o candidato Ciro Gomes, a corrida eleitoral conta com a ordem de preferência entre os eleitores entre Lula (42,6%), Jair Bolsonaro (35,7%), João Doria (4,9%), André Janones (2,5%), Simone Tebet (1,2%) e Luiz Felipe D’Avila (0,3%). Neste contexto, 4,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam e 8,6% afirmaram que votarão nulo, branco ou em nenhum candidato.

Segundo turno

Outro item presente na pesquisa eleitoral estimulada abrange a pergunta: “Em um eventual segundo turno para Presidente do Brasil entre Lula e Jair Bolsonaro, em quem o(a) Sr(a) votaria?”. Segundo o Paraná Pesquisas, respondendo ao questionamento, Lula apresenta 46,4% da intenção de votos e Bolsonaro 38,7%. Neste contexto, 10,2% manifestaram, neste cenário, que votarão nulo, branco ou em ninguém e 4,8% não responderam ou não sabem.

Em um segundo turno entre Lula e Ciro Gomes, respectivamente, os candidatos contam com 44,7% e 22,8% da intenção de votos. Nesta realidade apresentada, 26,6% dos entrevistados manifestam que não votarão em nenhum, nulo ou branco e 5,9% não souberam ou não responderam.

Em mais um cenário eleitoral estimulado apresentado pelo levantamento da Paraná Pesquisas para segundo turno, Jair Bolsonaro conta com 40,4% da intenção de votos em uma disputa eleitoral contra Ciro Gomes, que teria 39,3%. Neste contexto, o voto em nenhum/branco/nulo apresenta 15,1% e não sabe/não respondeu o total de 5,1%.

Quem você acha que vai ganhar?

Outra pergunta na pesquisa foi a seguinte: “Independente de em quem o(a) Sr(a) vai votar, quem vai ganhar as próximas eleições para Presidente do Brasil?”. Respondendo ao questionamento, 48,4% acreditam que Lula vencerá, 37,9% acham que Bolsonaro terá a vitória, seguido de quem acredita que se elegerá Ciro Gomes (2,0%), João Doria (1,1%), André Janones (0,8%), Simone Tebet (0,1%), enquanto 0,0% acham que Luiz Felipe D`Avila ou Luciano Bivar vencerá.

Avaliação do presidente Bolsonaro

Outro foco da pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas n.º BR-09280/2022 foram duas perguntas feitas aos entrevistados: “A administração do Presidente Jair Bolsonaro está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima? De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Jair Bolsonaro, até o momento?”

Com relação à primeira pergunta, 12,5% dos entrevistados classificam a administração do presidente como ótima, 19,5% como boa,  21,7% como regular, 10,2% como ruim, 35,2% como péssima e 0,8% não sabem ou não opinaram. No que tange à segunda pergunta, 53,4% dos entrevistados desaprovam a administração de Bolsonaro, 42,9% aprovam e 3,7% não sabem ou não opinaram.

Metodologia

Paraná Pesquisas realizou 2.020 entrevistas em todo o país entre os dias 28 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95,0%

A pesquisa na íntegra pode ser acessada abaixo:

A pesquisa foi registrada no TSE sob o n.º 09280/2022 e pode ser conferida em https://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas .

Continuar lendo
Publicidade