conecte-se conosco

Eleições 2022

Justiça Eleitoral de Paranaguá já está realizando o alistamento de mesários voluntários

Chefe de cartório, Sergio Kawka, explica que eleitor pode fazer a solicitação para ser mesário através do site do TRE-PR ou diretamente no Fórum Eleitoral de Paranaguá

Publicado

em

O mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições. Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos.

O Fórum Eleitoral de Paranaguá contabiliza 1.212 vagas para a função de mesário e também treinamento presencial, teórico e prático com urnas eletrônicas, com o objetivo de repassar a todos os voluntários as principais orientações e dicas para o desempenho regular das Eleições de 2022.

O Chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral, Sergio Paulo Kawka, destaca que a Justiça Eleitoral já disponibilizou o canal virtual para todos os eleitores que desejarem participar das Eleições 2022 na função de mesários voluntários. “Para participar é necessário ter 18 anos completos, ser eleitor de Paranaguá e estar quite com a Justiça Eleitoral, e a inscrição por ser realizada através da página http://www.tre-pr.jus.br, ou de forma presencial no Fórum Eleitoral de Paranaguá, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira”, informa Kawka, explicando as atribuições do mesário. “O mesário é quem fica na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, que recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que esse eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente de votação, e que zela pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação”, completa.

Vantagens e benefícios de ser mesário

Além de adquirir novos conhecimentos e de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, ser mesário assegura ao cidadão outras vantagens:

– Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98).

– Auxílio-alimentação para o dia da eleição.

– Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.

– Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital.

– Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

– Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.

Convite

O chefe de cartório aproveita para convocar os interessados em participar do processo como mesário voluntário. “Nas eleições deste ano o Fórum Eleitoral de Paranaguá, contará com 1.212 vagas para a função de mesário. Vale reiterar que todos eles receberão treinamento presencial, teórico e prático com urnas eletrônicas, com o objetivo de repassar aos voluntários as principais orientações e dicas para o desempenho regular das Eleições 2022. Contamos com a colaboração e participação dos eleitores de Paranaguá, para a preparação e execução das Eleições 2022 de forma transparente, segura e organizada, e para que isto ocorra, é fundamental as atividades exercidas pelos mesários voluntários antes, durante e após as Eleições em Paranaguá”, convida Kawka.

O Fórum Eleitoral de Paranaguá funciona das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira, e está localizado na Rua Odilon Mader, 994, bairro Alvorada.