Professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela USP e referência nacional na área, repercutiu publicação da educadora
Iniciada em janeiro de 2021 na Folha do Litoral News, a coluna “Esperançar”, de autoria da professora e vereadora, Vandecy Silva Dutra, trouxe a educação e as evoluções contínuas do setor, que é essencial para o desenvolvimento social e humano, para o meio digital e impresso do maior jornal de circulação no litoral paranaense. Apesar de recente, a coluna quinzenal já possui um alcance positivo, com milhares de visualizações a cada nova postagem, sendo que, recentemente, uma das publicações rendeu uma repercussão positiva e compartilhamento do professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela USP e referência nacional na área.
Vandecy Dutra comentou a surpresa e felicidade ao receber o convite da Folha do Litoral News, por meio do diretor comercial, Antonio Saad Gebran Sobrinho, para escrever uma coluna quinzenalmente no jornal. “Me senti lisonjeada, me deu um frio na barriga, me bateu aquela insegurança, o medo do novo, mas logo vieram a alegria e a vontade, pensando na oportunidade de levar um pouquinho do que aprendi a um maior número de pessoas”, relata.
“Falar em educação em nosso processo contínuo de formação profissional humana é a nossa missão, isso tem se intensificado nos últimos anos, colocar a nossa experiência, as nossas vivências a favor da comunidade é um dever. Todo cidadão pode e deve trabalhar por um mundo mais justo e mais humano para todos. Podendo estar compartilhando isso quinzenalmente em um jornal de grande alcance e de credibilidade para todo o litoral é um privilégio”, afirma Vandecy.
Repercussão
Vandecy Dutra diz que um dos vários retornos positivos que obteve com a coluna foi o fato de que o professor Celso dos Santos Vasconcellos, doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, e referência na área, compartilhou a sua coluna pelas redes sociais. “Isso comprova que o jornal possui alcance e credibilidade, principalmente nas redes sociais, onde chegou neste momento a um profissional, o qual admiro muito, um mestre. O professor Dr. Celso Vasconcellos é referência para muitos de nós professores, ele é pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor e conferencista responsável pelo Libertad-Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Foi emocionante, na verdade uma grata surpresa em pensar que ele leu uma coluna escrita por mim, isso é uma honra e me dá coragem para me atrever a ir mais além, sabendo que estou fazendo o caminho, caminhando e aprendendo sempre”, relata.
“Agora não tenho dúvida alguma do alcance positivo, pois com o compartilhamento dele, chegamos a todo Brasil”, ressalta a professora.
Período atual da educação e pandemia
Um dos vários assuntos abordados pela coluna “Esperançar” é a educação e as adaptações exigidas neste período de pandemia, algo que foi repercutido pelo professor Celso Vasconcellos na publicação de Vandecy Dutra com o título “Mudou-se a maneira de ensinar?”. “A necessidade de se adaptar a um novo modelo de ensinar e aprender exigiu de todos os profissionais competências inovadoras que até então não estavam despertadas. Iniciou-se pelo programa de TV, Mundo Ludi, feito por professores da rede, a desenvoltura, a criatividade, o talento artístico”, explica, sobre as evoluções obtidas na rede municipal de Paranaguá neste período pandêmico.
“Logo em seguida vieram os professores, principalmente da educação infantil, com os vídeos de contação de história, quanta alegria e imaginação em momentos tão difíceis para todos. A preparação das aulas com os vídeos despertou nestes profissionais uma nova forma de ensinar”, informa a vereadora, destacando que é necessário levar sempre em conta a frase de Albert Einstein: ‘A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’. “Penso e quero acreditar que tudo isso está gerando um avanço significativo para a educação, trará consigo no retorno às aulas presenciais, um novo modelo de ensino”, complementa.
Professor e constante evolução
A vereadora ressalta que professores tiveram que aprender mais a fundo como lidar com tecnologia entre 2020 e 2021 com a pandemia. “Esta tecnologia já estava disponibilizada no mercado, porém longe da realidade da escola pública. Nós, professores, fomos desafiados a experimentar e adotar em nosso dia a dia escolar, meios antes nunca desbravados. As crianças por sua vez se adaptaram com mais facilidade a este novo modelo, uma vez que eles já estavam ambientados com as redes sociais, jogos online, Internet, já nasceram na era tecnológica”, explica.
“Porém, nos deparamos com a triste realidade de como estamos longe de chegar a todos com a inclusão digital. Isso escancarou a desigualdade social, muitos nem tem um espaço adequado em casa para estudar. Precisamos neste sentido avançar para que todos estes avanços tecnológicos cheguem a todos com equidade, mais investimentos públicos em inclusão digital e formação continuada para nossos profissionais. Aqui em nosso município demos um passo adiante, a Educomunicação e creio que a partir daí faremos a diferença”, finaliza Vandecy Dutra.
Sobre Vandecy Dutra
Vandecy Dutra é professora da rede municipal de ensino formada em Magistério Superior, com experiência na Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Ela foi secretária municipal de Educação de 2017 a 2020, quando, por meio de ações implantadas obteve avanços significativos na área, criando o segundo Centro de Autismo existente em todo o Paraná, bem como o Centro Municipal de Atendimento Especializado. Mestre em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, foi eleita vereadora em Paranaguá e assumiu a cadeira no Legislativo no início de 2021. Vandecy também já foi membro da diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR).
Leia também: Aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino retornam dia 15 de março