Ano letivo do município inicia no dia 19 de fevereiro
A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), segue realizando o processo de efetivação de matrículas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2018, que será iniciado em 19 de fevereiro. Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil da Semedi, Paula da Silva Inácio Pereira, restam 423 vagas para matrículas de crianças em idade obrigatória, nascidas em 2014, bem como centenas de vagas para os Centros Municipais de Ensino Integral (CMEIs) destinadas a crianças de 0 a 3 anos. Apesar de haver lista de espera para o preenchimento das vagas, principalmente para o Maternal I e II, pais e responsáveis podem procurar a Semedi para verificar a disponibilidade de vagas.
De acordo com a diretora, em novembro, a Semedi efetuou matrículas das crianças em idade obrigatória, nascidas em 2014, sendo que das 1.072 vagas disponíveis, foram preenchidas 649, restando ainda 423 vagas atualmente. Outro foco é a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos, das quais restam somente 10 postos para bebês nascidos em 2017 nas creches (CMEIs). “Além disso, para crianças nascidas em 2016, no Maternal I, há 124 vagas restantes das 260 disponibilizadas. Também no Maternal I, para alunos nascidos em 2015, das 513 vagas oferecidas restam 260”, completa Paula.
“A Secretaria de Educação fez o chamamento de acordo com as vagas disponíveis, porém muitos não atenderam às ligações ou desistiram da vaga. A partir do dia 15 de janeiro, o departamento de Educação Infantil retornará a fazer as ligações até que as vagas sejam preenchidas, seguindo a ordem dos cadastrados”, explica a diretora da Semedi, ressaltando que a busca pelas vagas é grande. “Há uma lista de espera, mas as pessoas podem continuar nos procurando, pois atenderemos mediante esse cadastro. No entanto, as vagas para crianças de zero a três anos são menores que os requerentes e atenderemos à demanda pela ordem de cadastro realizado, ou seja, do primeiro para o último que preencheu a ficha cadastral”, completa.
Todas as vagas disponibilizadas serão completadas até o dia 19 de fevereiro, início do ano letivo de 2018. “A maior procura é por vagas para crianças que completarão três anos em 2018 e ingressam no Maternal II. Mas também há grande procura para o Maternal I. A menor busca é para o berçário, ou seja, crianças nascidas em 2017”, explica Paula.
Segundo a secretária municipal de Educação, Vandecy Silva Dutra, há uma obrigatoriedade de que crianças de quatro anos de idade estejam matriculadas em uma instituição de ensino. “É importante que os pais e responsáveis estejam cientes da obrigatoriedade de crianças com quatro anos de idade ingressarem na escola. Aqueles que ainda não nos procuraram para a matrícula devem entrar em contato com a Semedi para o cadastro. Para essa faixa etária há vagas para todas as crianças”, finaliza.
Os pais ou responsáveis que quiserem fazer a matrícula dos alunos devem procurar a Semedi, que fica localizada na Rua Antonio Fontes, 2, Centro, anexo à Biblioteca Municipal Leôncio Correia. O telefone para contato é o (41) 3420-2850.