conecte-se conosco

Educação

UFPR Litoral e CEM retomam ensino presencial na segunda-feira, 7

Comprovante vacinal e uso de máscara serão requisitos obrigatórios

Publicado

em

Foto: Marcos Solivan/UFPR

Na próxima segunda-feira, 7, o Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Matinhos, e o Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, em Pontal do Paraná, retomarão suas atividades presenciais junto aos alunos e toda a comunidade acadêmica. Desde março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 iniciou no Brasil e no Paraná, o ensino estava sendo feito de forma remota como forma de prevenção à doença. O retorno deverá ser realizado com respeito a todos os protocolos sanitários, com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do comprovante vacinal contra o Coronavírus.

Segundo a diretora da UFPR Litoral, Elisiane Tiepolo, desde que foi decretada a pandemia em março de 2020, a universidade realizou atividades remotas.  “Em 2021, retomamos as atividades do calendário acadêmico 2020, na modalidade remota. Até maio a UFPR está no calendário de 2021. Nos Setores de Curitiba, Palotina, Toledo e Jandaia foram retomadas as atividades presenciais dia 14 de fevereiro. No Setor Litoral e no CEM o retorno é dia 7 de março”, explica.

“Voltam  às atividades presenciais as turmas de veteranos do segundo semestre de 2021. Esse semestre termina em maio. Novo calendário a partir daí, quando começa o primeiro semestre de 2022 e entram estudantes do SISU e calouros do Vestibular 2021/22, que aconteceu em fevereiro de 2022”, detalha Tiepolo. “Servidores que fizeram a auto-declaração prevista na N90 permanecem em atividade remota”, completa.

Calendário

De acordo com o calendário acadêmico da UFPR Litoral, o “PRIC Caiçara”, o período acadêmico se refere ao segundo semestre de 2021. Entre 31 de janeiro a 4 de março, o ensino foi realizado por meio de aulas remotas assíncronas. O retorno presencial ocorrerá em 7 de março e o término das aulas no primeiro semestre será no dia 14 de maio de 2022, com semana de exames finais de 16 a 21 de maio de 2022.

Prevenção

A UFPR orienta que todos os alunos e comunidade acadêmica sigam as orientações preventivas ao Coronavírus, tendo em vista que a pandemia ainda não acabou, sendo obrigatório o uso de máscara em todos os momentos e espaços acadêmicos, com utilização de álcool em gel, uso cuidadoso de bebedouros, sendo obrigatória a comprovação vacinal: estudantes no SIGA, bem como a servidores, coordenadores e chefias imediatas. 

A universidade ressalta o aplicativo gratuito Check UFPR. “Ele é de uso simples vai auxiliar o rastreamento e a identificação de possíveis casos suspeitos e positivos de Covid-19 entre a comunidade acadêmica. Criado por uma equipe de alunos e professores da instituição, a ferramenta está disponível no link: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-cria-aplicativo-para-rastrear-casos-suspeitos-e-positivos-de-coronavirus-na-volta-as-aulas/“, acrescenta a assessoria.

“O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES) da UFPR irá acompanhar e orientar os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. A comunidade poderá entrar em contato com o NEPES pelos telefones (41) 98482-0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail [email protected] para esclarecimento de dúvidas e orientações”, detalha.

Segundo a UFPR, os Restaurantes Universitários (RU´s) no litoral e no Paraná estão funcionando normalmente desde o dia 14 de fevereiro. “É necessário apresentar o comprovante de vacinação. Interpraias e Curitiba estão com horários normais, seguindo protocolo de distanciamento e uso de máscaras”, acrescenta.

“Estamos ainda em pandemia da Covid-19. Por isso, todos os protocolos de segurança sanitária devem ser seguidos no RU, no transporte, na biblioteca, para transitar nos espaços da UFPR Litoral, para assistir aula, sendo, basicamente: comprovação vacinal cadastrada no SIGA, uso de máscara, álcool em gel, manutenção do distanciamento social”, finaliza Elisiane Tiepolo.