No dia 21 de março, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deu início às atividades do Programa Unespar 60+, em todos os campi que desenvolvem o projeto de extensão, por meio de uma aula magna com o tema “A Inclusão da Pessoa Idosa nas Universidades”. Em Paranaguá, foram mais de 100 alunos participando da aula inaugural.
O professor Sebastião Cavalcanti Neto, coordenador geral do Programa, também atua como coordenador local do Unespar 60+ em Paranaguá e no Litoral do Paraná, regiões pioneiras no desenvolvimento do projeto na Unespar. Sua expectativa para esse ano é de “aproximar, cada vez mais, as ações voltadas à pessoa idosa na Universidade com atividades de ensino, pesquisa e extensão, que constituem o tripé do ensino superior”, explicou.
A cada ano abrem-se duas turmas, sendo uma em Paranaguá, com sede no Campus da Unespar, e outra em Pontal do Paraná, no Balneário de Barrancos. “Hoje, a nossa Unati é denominada Unati Litoral. Cada turma tem 30 alunos. A Coordenação e o Grupo de Trabalho e Apoio são responsáveis pelos dois pólos. A Unati Paranaguá já formou 12 turmas e a de Pontal do Paraná, duas”, disse a Coordenadora do Grupo de Trabalho e Apoio da UNATI, Jandira Xavier Gonzaga.
As atividades acadêmicas ocorrem às terças e quintas-feiras em Paranaguá e às quartas e quintas-feiras em Pontal do Paraná. As atividades são diversas, como: Discussão dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); Oficina Literária; Palestras com Profissionais visando a qualidade de vida dos 60+; Autobiografia (com a elaboração de um livro ao final); Grupo de Vozes; Grupo de Dança; Yoga e Taichichuan.
“Cada turma é muito especial. A inserção universitária e a qualidade de vida dos 60+ nos motiva a procurar, cada vez mais, melhorar o nível de aprendizado desse público tão especial”, destaca Jandira.
A reitora da instituição, Salete Machado Sirino, destacou sobre a relevância do Programa Unespar 60+. “Vemos com muito entusiasmo, a cada ano, um grupo maior de estudantes participando desse programa tão importante e tão especial para nós. Estamos aprendendo com vocês e estamos muito felizes com a presença de vocês na Unespar, já que tornam a nossa Universidade mais humana, mais rica com a troca de convivências e experiências que esse programa de extensão possibilita”, expressou.
A Unati conta com diversas parcerias: Clube Olímpico de Paranaguá, SESC e Prefeitura Municipal.
GRÊMIO DA UNATI LITORAL
O Grêmio da Unati foi instituído em função da necessidade de arcar com as despesas das atividades de socialização e lazer: comemorações, passeios e pagamento de pró labore para os coordenadores de Vozes, Dança, Tai Chi Chuan, Yoga, entre outros.
O Grêmio possui estatuto registrado em cartório e é constituído de nove diretores. O atual coordenador do Programa é o Professor Sebastião Cavalcanti Neto.
“Fui coordenadora de 1999 a 2016, quando me aposentei. A diretoria é bastante ativa e os eventos são sempre sucesso. Hoje, coordeno o Grupo de Trabalho e Apoio e sou vice-presidente do Grêmio”, relatou Jandira Xavier Gonzaga.
Os passeios e as comemorações são coordenados pelo GUATI (Grêmio da UNATI). “O Curso Universidade Aberta à Terceira Idade tem a duração de um ano e, ao final, cada concluinte recebe um certificado, numa bela festa de formatura, carinhosamente organizada pelo GUATI”, disse a coordenadora.
OUTRAS INFORMAÇÕES
As atividades do Unespar 60+ estão abertas para que toda a comunidade acadêmica possa participar, basta entrar em contato com a coordenadoria do campus para discutir como contribuir. Para mais informações, encaminhe um e-mail para [email protected] e tire suas dúvidas.