conecte-se conosco

Educação

Projeto Boa Prática de Paz nas Escolas é voltado aos profissionais da educação de Paranaguá

Projeto busca sensibilizar toda comunidade escolar para a necessidade da paz

Publicado

em

Fotos: Divulgação / Semedi

No dia 19 de setembro, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), sob a coordenação da Pedagoga Luci Gonçalves Alves, ocorreu o Projeto Boa Prática de Paz nas Escolas.

O projeto é voltado para os Pedagogos e Orientadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá. A participação no encontro serve para compartilhar boas práticas de paz nas escolas.

De acordo com a pedagoga responsável, o objetivo é “sensibilizar toda comunidade escolar para a necessidade da paz no ambiente educacional resultando no fim dos conflitos entre estudantes, funcionários e pais. O projeto será desenvolvido nas escolas municipais e após compartilhado em roda de conversa na Semedi entre os Pedagogos Orientadores Educacionais, a fim de trocar experiências positivas”, destacou.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá

No momento de troca de experiências e vivências, foi apresentado entre os Pedagogos relatos dos professores que puderam auxiliar e contribuir de diferentes maneiras quando crianças relatam seu momento de baixa autoestima, como também as vivências no cotidiano escolar, a valorização da saúde mental, o comprometimento da Gestão Escolar, a resolução de conflitos, além de uma apresentação do coral dos Pedagogos, regido pelo Pedagogo Wagner Maquiaveli.

“Essa temática “Paz nas Escolas” é desenvolvida durante o ano letivo através das vivências, experiências, dinâmicas, exposições, depoimentos, passeatas entre outras metodologias. As ações compartilhadas até o presente momento, foi respeito, valorização da vida, resolução de conflitos e gestão escolar”, contou a Pedagoga Luci Gonçalves Alves.

O projeto será compartilhado através de rodas de conversa na Semedi entre os Pedagogos Orientadores Educacionais, a fim de trocar experiências positivas

“A busca pela paz é inerente ao ser humano, como também a Educação pode ser um instrumento a favor da paz nas relações que se estabelecem no cotidiano escolar. A Educação para a paz se concretiza não apenas pelo ensino verbal de virtudes, nem por atividades bem-intencionadas, mas que se constituem em práticas desvinculadas de projeto”, completou.

Segundo a responsável pelo projeto, o próximo encontro está marcado para o mês de outubro e buscará inspirar mais profissionais da área da educação. “Em outubro, roda de conversa para compartilhar as Boas Práticas de Paz nas escolas e esperamos que a Educação para a Paz possa inspirar mais pessoas a abraçarem essa causa”, anunciou a pedagoga Luci.

Em alta

plugins premium WordPress