Educação

Rede municipal de ensino contará com cerca de 16,5 mil alunos

Secretária de Educação destaca realização de cadastro antecipado

j49h8gr 1584456343

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), criou mecanismos para otimizar o processo de matrículas para a rede municipal de ensino em 2018, que contará com cerca de 16,5 mil alunos. De acordo com a secretária de Educação, Vandecy Silva Dutra, esta otimização ocorreu por meio de cadastro de estudantes através dos pais de forma antecipada na própria Semedi no decorrer de 2017, agendamento de dia e hora para efetivação da matrícula, criação de Cadastro Único divulgado no Portal da Transparência, assim como mutirão realizado na última semana no Ginásio Joaquim Tramujas para ampliar efetivação das matrículas nas escolas municipais e unidades de Ensino Infantil.

"O saldo deste processo até agora está sendo megapositivo. Atendemos todos os pais que tinham feito o cadastro e vieram nos procurar para fazer a matrícula de maneira tranquila. Foi feito assim, nós ligamos para os pais, que vieram no horário correto e colaboraram com a ação. Foi melhor do que o esperado. Ainda temos vagas para as crianças de obrigatoriedade de quatro anos", explica a secretária Vandecy Silva Dutra.

"A partir deste dia 1.º o nosso foco é a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos. Os pais que ainda não vieram à Secretaria de Educação podem nos procurar e fazer o cadastro. A partir do dia 12 de dezembro, iremos telefonar, diante dos cadastros, para os pais efetivaram a matrícula. Não é para fazer a matrícula", explica a secretária. Faz o cadastro a partir do dia 1.º e aguarda", afirma a secretária. Segundo a gestora, no dia 12 de dezembro será feita matrícula dos nascidos em 2017, no dia 13 os nascidos em 2016 e nos dias 14 e 15 de dezembro os nascidos em 2015.

Segundo Vandecy Dutra, o objetivo é evitar filas e transtornos aos pais, demonstrando uma linha de modernidade de gestão e de transparência, visto que o cadastro único das matrículas é inclusive publicado no Portal da Transparência.

"Nós chamamos pela ordem em que os pais fizeram o cadastro, visto que alguns já fizeram isto em agosto, por exemplo. A gente respeita a ordem e chama de acordo com a disponibilidade de vagas que teremos", explica.

Em 2018, a perspectiva é que a Semedi atenda 20% da demanda de matrícula por meio do Cadastro Único, exigência advinda de Ação Civil Pública, do Ministério Público (MPPR). "A perspectiva é irmos além e atendermos de 30 a 40% do solicitado. Isto vai depender da efetivação da matrícula dos alunos de 4 anos também", acrescenta.

PERSPECTIVAS

"Este ano foi difícil, trabalhamos com orçamento deixado da gestão anterior. Pegamos ônibus sucateados e escolas sem manutenção, sendo que neste ano já conseguimos empresas para manutenção do transporte coletivo e das unidades do ensino. Nesta semana, está saindo uma licitação para adquirirmos cinco ônibus. Em dezembro inauguraremos mais uma creche, a expectativa é muito boa para 2018. Iremos avançar ainda mais", explica Vandecy Dutra.

A gestora destaca que a parceria com outras secretariais municipais é essencial para o avanço da educação municipal, uma linha bem clara da administração do prefeito Marcelo Roque. "Na segurança, por exemplo, tivemos que tirar os vigias das escolas no início de ano devido à ação do MP sobre desvio de função. Tivemos problemas. Mesmo tendo alarme os bandidos não se intimidam. Sendo assim estamos avançando para garantir um monitoramento efetivo das unidades, enquanto isto não se concretiza a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) nos dá suporte para garantir o patrimônio público das escolas", comenta.

"As parcerias são contínuas com as outras pastas. Na limpeza, por exemplo, com a pasta de Meio Ambiente, na questão urbanística e de manutenção das escolas com as secretarias de Obras e Serviços Urbanos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsap), por exemplo, em parceria com a Semedi possibilitou a inauguração nesta semana do Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE). Esta união dos secretários por determinação do prefeito tem sido fundamental para Paranaguá avançar cada vez mais", afirma a secretária de Educação.

"O trabalho é árduo e contínuo, mas a gente acredita que com bastante planejamento, que é o nosso principal foco, iremos melhorar muito a qualidade de ensino ofertado pelo município em Paranaguá", finaliza Vandecy.

Você também poderá gostar

Rede municipal de ensino contará com cerca de 16,5 mil alunos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.