A transformação da pele de peixe em couro é ainda uma novidade para muitas pessoas. No entanto, no litoral paranaense, existe um projeto realizado pelo campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, que tem ensinado todo processo como uma forma de estimular a geração de renda das famílias.
Na próxima semana, entre os dias 22 e 23, os moradores em Pontal do Paraná poderão participar de mais uma edição do curso ofertado pelo projeto. Para participar é necessário se inscrever até segunda-feira, 20, na loja do Provopar do município, apresentando a ficha de inscrição e comprovante de residência.
A coordenação cobra uma taxa de R$ 20 para a compra e limpeza das peles de peixes. Já as pessoas carentes poderão fazer o curso gratuitamente desde que apresentem comprovante do Centro de Referência em Assistência Social ou triagem feita pelo próprio Provopar.
No primeiro dia, o curso será realizado das 8h30 às 18h30. No segundo, será das 9 às 18 horas. As atividades ocorrerão no Provopar em balneário Praia de Leste, localizado na Rua Noêmio Gabriel Simas, n.º 138.
Segundo a coordenadora, professora Kátia Kalko Schwarz, outros cursos podem ser realizados conforme a demanda de inscritos. O curso é ministrado pela coordenadora e a equipe de bolsistas do projeto e conta com apoio do campus.