Educação

Professoras trocam experiências sobre os recursos tecnológicos

Além das dicas sobre videoaula, as professoras também fazem lives

80hlcp9b 1598909044

As professoras Fabiola Soares Arcega e Manuela Calasans criaram a página “Reinventando na Quarentena”. O objetivo é trocar experiência sobre o uso dos recursos tecnológicos na educação.  

Com apenas dois meses de atividades, a página vem ganhando novos seguidores todos os dias. São profissionais da educação que buscam dicas, curiosidades e descobrir de forma facilitada como gravar uma videoaula e sanar outras dúvidas que surgem no dia a dia. 

A professora Fabiola conta que em março, quando veio a notícia da quarentena, jamais poderia imaginar que seria por tanto tempo. “Em maio iniciamos as atividades remotas, de forma impressa, criando grupos de conversa com os pais, pois somos professoras da educação pública, e, neste período, percebemos que tínhamos algo em comum, eu e Manuela somos curiosas, e isso nos aproximou mais ainda”, conta.

“Começamos a ser procuradas por nossas colegas para explicar sobre as nossas descobertas. Primeiro criamos um grupo só para as colegas da escola onde trabalhamos e a procura aumentou tanto que criamos a fanpage @reinventando na quarentena. Vimos o quanto era importante trocarmos conhecimentos sobre os recursos tecnológicos com os demais colegas tão curiosos como nós”, explica.

ap ulsa 1598909085
Professoras Fabiola e Manuela fazendo a entrega de um dos brindes sorteados na página

Na página, elas já falaram sobre como gravar videoaula, em que local e equipamentos que pode ter em casa. Citaram o uso do Google Meet com os alunos, o prezi vídeo para deixar a videoaula mais dinâmica e ainda como gerar link compartilhável das videoaulas pelo YouTube, evitando o armazenamento de vídeos no celular e no das famílias que estão sendo atendidas neste período.

“Mostramos como criar um site de atividades por meio do site google e como criar formulários por meio do Google Forms. Também apresentamos como utilizar o zoom para gravar a videoaula. Como criar o avatar pelo bitmoji e dar animação pelo speakpic e como baixar vídeos pelo Facebook. Recebemos dicas preciosas da Professora Marcela Rodrigues, pedagoga Mônica Xavier e do pedagogo Marcos Paulo”, destaca a professora.

E entre uma conversa aqui e ali, as professoras descobriram vários canais no YouTube e decidiram que já estava na hora de fazer a primeira live.

As respostas das demais colegas de trabalho motivaram a procurar ainda mais o uso destes recursos. “Já estamos programando nossa segunda live com a professora Marcela Rodrigues”, finaliza.

O endereço da página é  https://www.facebook.com/reinventandonaquarentena/

Você também poderá gostar

Professoras trocam experiências sobre os recursos tecnológicos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.