O Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha celebrou na sexta-feira, 26, no auditório do Instituto Superior do Paraná (Isulpar), em Paranaguá, as comemorações dos 97 anos de fundação do estabelecimento educacional. A programação foi organizada pela direção e equipe pedagógica e aconteceu em uma noite repleta de homenagens e comemoração.
A diretora-geral do Instituto de Educação (IEE), Rosemary Liberatto, comentou sobre esse momento especial para a instituição que comemora 97 anos de fundação e 100 anos da pedra fundamental. “Hoje é um momento bem especial para nós, porque estamos nos jubilando com o Instituto. Vamos fazer 100 anos da pedra fundamental e daqui há três anos, a gente vai fazer 100 anos da inauguração do prédio. Na programação, nós tivemos um escritor que falou sobre o filho do Caetano, além de dois historiadores que falaram sobre o Instituto de sua educação e o Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Temos a presença ilustre também do neto do Caetano aqui conosco. Um presente”, destacou.
O evento contou com música ao vivo, palestras, várias atividades que compuseram a programação e a presença de alunos, ex-funcionários da escola e os atuais, autoridades e comunidade em geral. Durante as comemorações dos 97 anos, houve também a homenagem para alguns professores.
Quando Caetano Munhoz da Rocha foi Presidente do Estado (1920-1928) realizou diversas obras públicas no Paraná, entre elas, a construção da Escola Normal de Paranaguá. A inauguração ocorreu em 29 de julho de 1927. Em 1967 passa à denominação de Instituto de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1991 e no dia 29 de julho deste ano completou 97 anos.
“Faz 20 anos que eu estou no Instituto, eu iniciei como pedagoga a vida toda, e há 3 anos eu aceitei o desafio de estar à frente dessa direção. Ela é trabalhosa sim, mas ela é muito recompensadora, porque quem entra naquele prédio, quem entra nessa educação, se apaixona. Eu sou apaixonada por tudo que ali está, para os meus alunos, para os meus professores, pelas minhas experiências de vida que tiveram lá”, lembrou a diretora Rosemary.
Atualmente, o estabelecimento conta com cerca de 1.982 alunos matriculados e 84 funcionários que compõem o corpo docente, além de 11 funcionários Agentes I e outros 11 funcionários Agentes II. A partir deste semestre, o local funcionará em dois períodos, manhã e tarde, sendo pela manhã com o Ensino Médio, o Ensino Técnico de Formação de Docentes, Desenvolvimento de Sistemas e Administração, assim como os cursos complementares, como Robótica entre outros. À tarde há o curso de Ensino Fundamental.
“Eu só posso dizer que eu me sinto muito honrada de estar à frente dessa direção. Aqui ela formou todos os professores que percorrem aqui pelo litoral. Nós temos várias pessoas que se destacaram no meio político, no meio empresarial e todos os passaram pela instituição. E nós temos atualmente vários alunos que também estão se destacando, temos alunas que estão Ganhando o Mundo, que vão para fora do país. Nós temos dois alunos que foram agora em julho representar Paranaguá, o Paraná, lá e no estado do Pará, no projeto de Física que eles tiveram”, concluiu.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
A coordenadora dos cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos, Cristina K. Engmann Fernandes Luiz, em seu discurso, anunciou a aprovação do projeto de restauro do Instituto de Educação, algo que deve ser celebrado nas comemorações dos 100 anos do estabelecimento, em 2027.
“Hoje, nos reunimos com pessoas unidas e comprometidas com a relevante história do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, que daqui três anos fará 100 anos. Tenho uma certeza que cuidaremos com carinho e dedicação desse idoso. Para confirmar o nosso tempo, em 11 de dezembro de 2023, foi publicada em diário oficial da União a aprovação do projeto de restauro com recursos através da Lei Rouanet para dar início à realização do nosso desejo de ter o Instituto Estadual de Educação restaurado. Assim, cientes estamos do trabalho que queremos desenvolver, mas temos a esperança que, em 2027, na comemoração de 100 anos, o restauro tenha se cumprido”, frisou Cristina. Estiveram presentes José Rodrigues Cavalcante Neto e Jussara Valentim, sócia da empresa ArquiBrasil Arquitetura e Restauração.
“Agradeço ao poder público, estadual e municipal, as empresas Rocha Terminais Portuários e Logística, Cattalini Terminais Marítimos, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), BR Foods Brasil, Amor e Saúde, Fortesolo, Fertipar, Mosaic, Renault, Cibra, CIEE, Inat, Talentos, Sesc, Senac, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, a todos os sindicalistas, todos os presidentes dos sindicatos, a todos os presidentes que abriram as portas a essa coordenadora determinada a contribuir com a história do Instituto Estadual de Educação e com o desenvolvimento dos jovens que ali estudam nosso profundo agradecimento”, agradeceu a coordenadora Cristina.