conecte-se conosco

Educação

Estudante em Paranaguá é selecionado para intercâmbio no Canadá

Aluno do Colégio Alberto Gomes Veiga participa do programa “Ganhando o Mundo”

Publicado

em

O estudante do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, João Pedro Lana Santos, em Paranaguá, é um dos cem selecionados para participar do programa “Ganhando o Mundo”, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed). O aluno embarca para o Canadá no próximo mês, onde ficará por um semestre letivo.

Os alunos foram selecionados no início de 2021 para o intercâmbio. Viajariam inicialmente em agosto do mesmo ano, mas tiveram que adiar a viagem por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia. Em função disso, o destino dos estudantes, que era a Nova Zelândia, com medidas restritivas mais drásticas, mudou para o Canadá.

Segundo João Pedro, a seleção do programa foi dividida em duas etapas. “Na primeira, foram escolhidos 399 alunos com base em desempenho escolar, presença e idade. E na segunda etapa, dos 399, passaram apenas cem alunos com os melhores desempenhos”, contou o aluno.

Ele relatou que conheceu a iniciativa que leva jovens para estudar fora do País através da sua professora. “Eu descobri o programa graças a minha professora de inglês Amanda, se não fosse por ela não teria me inscrito, porque eu achava que não tinha como eu passar em um intercâmbio como esse, além disso a minha mãe me incentivou muito a me inscrever acreditando no meu potencial”, disse João Pedro.

Descobrir que estava entre os selecionados foi um momento de comemoração e emoção para a família. “Dar a notícia foi algo engraçado, porque a gente estava no café da tarde e eu comecei a receber um monte de mensagens e ligações, quando contei para os meus pais eles chegaram a até mesmo chorar de emoção”, afirmou João Pedro.

Experiência única

O embarque para o Canadá está previsto para o começo do mês de fevereiro. “Minhas expectativas são bem altas, já que é uma experiência única, ainda mais por nunca ter viajado para outro País. Conhecer pessoas novas, uma cultura totalmente diferente e, óbvio, estudar em um País exemplo de sistema educacional”, analisou João Pedro.

De acordo com ele, mesmo diante das dificuldades apresentadas pela pandemia, a iniciativa conseguiu ser desenvolvida. “O programa está em sua primeira edição, então houve alguns problemas ainda mais devido a pandemia, porém o governo soube trabalhar muito bem mesmo nessa situação, é um programa muito lindo que dá oportunidades a pessoas de todo o Estado”, afirmou o estudante.

Para ele, o “Ganhando o Mundo” já faz diferença na vida dos estudantes. “Mesmo antes de irmos para o Canadá, somente as amizades que fizemos dentro do programa já muda nossas vidas, é uma experiência única e eu me sinto grato demais por essa oportunidade”, ressaltou João Pedro.

A seleção dos intercambistas de todas as regiões do Paraná foi feita com base na média de notas e frequência
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Sobre o programa

Instituído pela Lei n.º 20.009/2019, o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Os objetivos do programa são ampliar o repertório cultural e acadêmico; permitir a vivência e experiência na realidade de outros países; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná e; potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.

Com informações da AEN