Connect with us

Educação

Escolas municipais e estaduais se preparam para o retorno das aulas em fevereiro

No município, as aulas iniciam dia 3 de fevereiro e no Estado, dia 18. Foto: SEED-PR

Publicado

em

Escolas municipais e estaduais se preparam para o retorno das aulas em fevereiro

Os colégios estaduais vão adotar as medidas do protocolo de prevenção contra a Covid-19 elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde

O ano letivo de 2021 na Rede Estadual de Ensino do Paraná vai começar em 18 de fevereiro em formato híbrido. Ou seja, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota. A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes dentro do próprio sistema.

Em Paranaguá, o calendário escolar na Rede Municipal de Ensino terá início no dia 1.º de fevereiro. No entanto, nos dias 1.º e 2 de fevereiro, haverá atividades voltadas apenas aos professores. No dia 3 de fevereiro começam as aulas com os alunos matriculados nas escolas municipais.

Rede Estadual

A prioridade das aulas presenciais, a partir de 18 de fevereiro, será dos alunos que não têm acesso à tecnologia em casa, como um computador ou aparelho de telefone celular. O Governo do Estado já subsidia atualmente, com a programação de ensino a distância, a Internet de quem não tem condições de pagar por um provedor. Quem não se enquadrar na categoria poderá seguir o modelo atual, com a impressão do material didático.

A confirmação da presença dos alunos nas escolas será feita por pais ou responsáveis legais, que assinarão um documento autorizando a ida do estudante. Eles terão liberdade para aderir ou não ao modelo presencial. Profissionais do grupo de risco, por exemplo, estão liberados das atividades presenciais.

Rede Municipal

Ainda vivendo a pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) informa que as aulas retornam no dia 3 de fevereiro apenas com o ensino remoto. “Diferente do Estado, nós da rede municipal de ensino não retornaremos já no presencial nem no formato híbrido. Nós voltamos com as aulas nas escolas municipais com o ensino remoto”, explicou Tenile Cibele do Rocio Xavier, secretária Municipal de Educação e Ensino Integral.

Algumas reuniões estão agendadas para serem realizadas entre as secretarias municipais de Educação e Saúde para que seja analisada a situação da pandemia em Paranaguá. “Mais informações irão ser passadas para os veículos de imprensa e para a comunidade escolar após as nossas reuniões com a Secretaria Municipal da Saúde e o departamento responsável pela Covid-19”, informa a secretária.

Prevenção

Os colégios estaduais vão adotar as medidas do protocolo de prevenção contra a Covid-19 elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo o mesmo modelo já usado no retorno de atividades extracurriculares no fim do ano passado.

Haverá medição de temperatura na entrada das escolas, uso obrigatório de máscara, distanciamento social respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre alunos, além da disponibilização de álcool em gel dentro da escola. A capacidade da sala de aula também será reduzida a no máximo 50% da ocupação normal.

Outros materiais, como luvas e botas para profissionais de limpeza e fitas adesivas para orientar o distanciamento social em pátios e salas de aulas, estão sendo adquiridos pelas próprias escolas, com verba do fundo rotativo.

As escolas municipais também irão seguir todas as medidas de prevenção contra o novo Coronavírus e o trabalho será feito em conjunto com os profissionais da Secretária Municipal de Saúde.

Leia também: Colégio Bento Munhoz é campeão nacional do Desafio Virtual CBDE