A Escola Estadual Faria Sobrinho inicia na terça-feira, 22, a partir das 19h, no Teatro Rachel Costa, as comemorações pelos 130 anos de fundação do estabelecimento. Através de pesquisas de resgate, foi descoberto um documento que mostra que a escola iniciou suas atividades em 1888 em Paranaguá, sendo o terceiro estabelecimento de ensino mais antigo do Paraná.
O estabelecimento de ensino mais antigo do Estado é o Colégio Estadual do Paraná, em segundo aparece o Colégio Estadual Brasílio Machado, de Antonina, e em terceiro a Escola Faria Sobrinho de Paranaguá. A programação que será realizada no teatro conta com exposição de fotos, música e homenagens.
Serão mostradas fotos das ilhas da baía de Paranaguá através de um trabalho desenvolvido na área de Biologia. “O professor Hélio, de geografia, filmou 13 ruas de Paranaguá e vai contar um pouco da história de cada uma delas. É um trabalho interessante até mesmo para a comunidade local conhecer mais sobre a história da cidade”, destaca a diretora da escola, professora Liliana Kffuri.
A programação ainda conta com teatro (Lenda da Caveirinha) e apresentações dos alunos através de atividades realizadas em várias disciplinas. Serão destacados parnanguaras ilustres como Nilton Abel de Lima, por meio de trabalhos desenvolvidos em História e também os desportistas que marcaram épocas através de atividades feitas em Educação Física.
Haverá também uma homenagem à ex-funcionária Antonia Cunha Gomes, a qual se aposentou em 2017 deixando saudades. “Dona Antônia trabalhou em nossa escola por 20 anos, estando sempre com bom humor e agindo de forma gentil com todos no ambiente escolar, ganhando a admiração e o carinho de todos”, ressaltou a diretora.
As atividades em homenagem aos 130 anos do educandário iniciam na terça-feira, 22, e seguem até 2018. O estabelecimento estará realizando ao longo do ano uma série de atividades para festejar a data.