A edição 2019 do Encontro Paranaense dos Estudantes de Administração (EPEAD) aconteceu no período de 6 a 8 de setembro, na Associação Banestado, em Praia de Leste, Pontal do Paraná. O evento reuniu cerca de 350 estudantes. A organização ficou a cargo da Empresa Júnior Ilha do Mel (EJIM), composta por acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá.
O encontro teve início em 1996, em Apucarana, com o objetivo de aproximar os estudantes de Administração do Paraná. Inicialmente, contou com o apoio do Conselho Regional de Administração do Paraná e, por 15 anos, foi realizado anualmente. Em 2017, os acadêmicos da Unespar, campus Paranaguá, retomaram as atividades realizando a XVI edição e, em 2018, a XVII.
O EPEAD incorporou outro tradicional evento acadêmico: o EPECON – Encontro Paranaense dos Estudantes de Ciências Contábeis, trazendo uma programação paralela voltada ao ensino das Ciências Sociais Aplicadas.
OBJETIVOS
O encontro buscou a maior integração possível dos acadêmicos de Ciências Sociais Aplicadas, para uma mobilização ao senso comum e o incentivo ao questionamento. “O encontro dos acadêmicos do Paraná é uma oportunidade de aproximar as discussões contemporâneas da Administração e Contabilidade, trazendo palestrantes do País com experiências complementares à dos professores que atuam no dia a dia com os estudantes", destacou o coordenador científico do evento e professor da Unespar, Sebastião Cavalcanti Neto.
A ampla participação dos estudantes, de várias regiões do Estado, também foi mencionada pelo professor.
"O evento contou com aproximadamente 350 estudantes de todas as regiões do Estado, sendo que cada uma tem suas peculiaridades. Se estamos formando os profissionais da Indústria 4.0, precisamos aproximar estes acadêmicos que, quem sabe, poderão desenvolver projetos conjuntos até mesmo durante a faculdade", apontou Cavalcanti Neto.
FOLHA DO LITORAL NEWS
Diretor comercial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, finalizou o evento, no sábado, com a palestra “A Comunicação na Indústria 4.0”
A programação contou com apresentações de projetos de iniciação científica, mostra de extensão universitária, minicursos de administração e de contabilidade, além de palestras e minicursos.
Os minicursos foram oferecidos pelos profissionais: Nivea Rodrigues (Inovação, empreendedorismo e gestão de pessoas), Adilson Anacleto (Análise SWOT da teoria à prática: uma orientação ao empreendedorismo), Mauro Proença (IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade), José Luiz Nicolelis (Empreendedorismo e Inovação no contexto administrativo), Pablo Jonatan Copceski (O Impacto dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho do eSocial para as empresas 4.0), e Joice Fabrício (A Mulher Empreendedora na Indústria 4.0).
O evento contou com palestras de vários profissionais como José Dornelas (Empreendedorismo e inovação: a resposta para o dilema do crescimento), Renato Mateus Gonçalves (A Consultoria no Preparo da Indústria 4.0), Adalberto Dias de Souza (O papel da gestão das inteligências múltiplas na administração contemporânea), José Maurino de Oliveira Martins (Política Públicas: Case Parques Tecnológicos do Paraná) e Rony Peterson da Rocha (O Papel do Administrador na Indústria 4.0).
O diretor comercial da Folha do Litoral News e das plataformas folhadolitoral.com.br, Folha Play, BrandedContent e FLNews, Antonio Saad Gebran Sobrinho, finalizou o evento de sábado com a palestra magna “A Comunicação na Indústria 4.0”.
“É importante trazer essa discussão para o ambiente acadêmico de como os líderes empresariais estão avançando, onde eles estão obtendo mais progresso, o que diferencia os líderes mais eficazes: estratégia, tecnologia, talento e o impacto social. Ou nos tornamos meros seguidores ou verdadeiros protagonistas. Ou seremos líderes ou liderados. A comunicação e a indústria 4.0 já estão presentes nesse ambiente, é uma realidade e temos que agir rapidamente com planejamento eficaz para os parques tecnológicos e startups. E esses talentos estão dentro das academias, das universidades”, afirmou Gebran.