conecte-se conosco

Educação

Aulas na rede municipal de ensino de Paranaguá iniciam de forma presencial na segunda-feira

Ano letivo da rede municipal inicia de forma presencial

Publicado

em

Foto: Divulgação/Semedi

O calendário escolar municipal de 2022 em Paranaguá prevê o início do ano letivo para os alunos a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro. Já os professores estão desde o dia 2, nos cursos de formação e planejamento nestes três primeiros dias.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Tenile Xavier, explica que as aulas iniciam de forma presencial. 

“A partir das últimas regulamentações da SESA e em consulta a Secretaria Municipal de Saúde nos permitiu que o início do ano letivo seja em aulas presenciais. Definimos em conjunto com a nossa Equipe de Gestores que a primeira semana de readaptação seja flexibilizada em escalas e horários especiais. Ponto que cada escola divulgará a sua comunidade”, destacou a secretária, explicando quais os protocolos de segurança estão sendo adotados na rede municipal. “No que se refere aos protocolos de segurança, todos são definidos em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde e com as regulamentações dos órgãos competentes. As definições cotidianas como a higienização dos espaços, uso de máscara, limpeza das mãos com álcool em gel e aferição da temperatura serão mantidos. Todo o fluxo, em casos de infecção nos espaços escolares são avaliados pontualmente pala equipe da SEMSA. A vacinação das crianças tem avançado e estamos em planejamento com a Secretaria de Saúde para viabilizar a descentralização da vacinação a fim de que possamos estar mais próximos do atual público alvo”, completa.

Questionada quais as principais instruções aos pais e responsáveis, a secretária enfatiza que “sempre conversar com as crianças da importância de nesse momento manter a higienização das mãos, não trocar materiais com os colegas e o uso constante da máscara, são informações básicas, mas que fazem toda a diferença!”.

A secretária também comentou sobre a preparação do ano letivo. “Desejo boas-vindas a todos! Que neste novo ano letivo possamos colocar em prática ações que nos levem a construir novas expectativas, novos projetos e realizações.  Todos nós estamos à espera do grande público-alvo, os nossos estudantes, que serão recebidos com muito carinho neste período de adaptação a volta às aulas. Sabemos que esse momento também é de grande expectativa para os pais e responsáveis. Conto com a participação de todos os servidores da educação para trabalharmos unidos em busca dos nossos propósitos de qualidade e aprendizagem dos estudantes. Desejo a todos um ano de muito sucesso, com muito respeito e cooperação”, externou Tenile.