Educação

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas hoje

Professores passaram por preparação pedagógica nesta semana

O recesso para os alunos da Rede Estadual de Ensino termina hoje, quarta-feira. Apenas a Escola Faria Sobrinho de Paranaguá retornará às atividades na segunda-feira, 31, devido a obras que acontecem no prédio, as quais são oriundas do programa Escola 1000.

As férias tiveram início no dia 17 de julho, nas escolas estaduais. Os professores voltaram ao trabalho nesta semana com a preparação pedagógica de professores e demais funcionários, um momento que os profissionais da educação possuem para debater, planejar e implementar novas ações para o semestre letivo.

 

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Semana pedagógica é uma oportunidade de discussão de diversos temas que permeiam as salas de aula

 

Em Paranaguá, todas as escolas prepararam uma programação especial a fim de levar mais conhecimento aos seus docentes. Com obras de infraestrutura em andamento na Escola Faria Sobrinho, a instituição de ensino realizou suas atividades no auditório do Núcleo Regional de Educação.

A pedagoga da Escola Estadual Faria Sobrinho, Simone Godo Oliveira, explicou que esses dois dias foram dedicados a repensar sobre a escola. “Estamos repensando sobre a mediação de conflitos, que aflige muito as salas de aula, medidas que serão tomadas nos próximos bimestres. É importante para que pensemos como melhorar e superar as dificuldades”, frisou. “Se uma ação é bem planejada, dificilmente não teremos êxito. A semana pedagógica é um momento para pensar no que deu certo também”, completou Simone.

TEMAS EM DEBATE

A Secretaria de Estado da Educação sugeriu alguns temas para este segundo semestre de 2017 com foco na gestão escolar, conselho de classe, abandono escolar e mediação de conflitos, além de relações interpessoais no ambiente escolar, merenda e necessidades alimentares especiais.

No entanto, também houve espaço para que os profissionais escolhessem outros assuntos para debate. A Escola Faria Sobrinho convidou professores da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e de professor especialista em Educação Especial, já que a unidade possui alunos da inclusão. “Temos alunos autistas, com déficit de atenção e precisamos flexibilizar os conteúdos e adaptar as avaliações”, afirmou Simone.

A escola também optou por oferecer aos professores uma oficina sobre gêneros literários a partir de um índice que revelou uma preocupação com a leitura escrita. “Estamos começando um projeto no qual vamos trabalhar o gênero notícia em todas as disciplinas para que os alunos tenham o entendimento de que é preciso saber ler o mundo a sua volta”, destacou a pedagoga.

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