conecte-se conosco

Editorial

Vinda do Hospital Pequeno Príncipe a Paranaguá poderá ser mais um marco histórico para saúde local

O atendimento pediátrico público a crianças parnanguaras e litorâneas poderá obter um marco inigualável com a vinda do Hospital Pequeno Príncipe, que possui mais um século de atividade e oferece 70% do seu atendimento em Curitiba destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Publicado

em

Vinda do Hospital Pequeno Príncipe a Paranaguá poderá ser mais um marco histórico para saúde local

Em 2018, o prefeito Marcelo Roque e equipe da prefeitura se reuniram com representantes do Hospital Erasto Gaertner para possível vinda de uma unidade oncológica a Paranaguá. Apesar da notícia ser positiva já na mera negociação, muitos duvidaram de que tal avanço seria concretizado, porém, em janeiro de 2020, uma unidade descentralizada do Hospital Erasto Gaertner (HEG) foi inaugurada na cidade-mãe do Paraná ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e hoje já completa um ano de funcionamento.

O motivo desta retrospectiva é que este filme com final feliz poderá se repetir em Paranaguá. Isso porque na quarta-feira, 3, o prefeito e equipe do município se reuniram com representantes do Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, localizado em Curitiba. O objetivo agora é a instalação de uma unidade deste outro renomado hospital em Paranaguá, algo que poderá tornar Paranaguá um polo de saúde ainda mais consolidado não só no litoral, como também em todo o Paraná.

Tudo isso nos traz esperança. O atendimento pediátrico público a crianças parnanguaras e litorâneas poderá obter um marco inigualável com a vinda do Hospital Pequeno Príncipe, que possui mais um século de atividade e oferece 70% do seu atendimento em Curitiba destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trinta e duas especialidades médicas a crianças e jovens são atendidas no espaço, leque que também poderá ser aberto ao litoral paranaense.

Independente de contexto político, o que se deve prezar sempre é por avanços nas áreas básicas de saúde, segurança e educação em Paranaguá. A vinda do Pequeno Príncipe será mais um marco histórico para a saúde local, caso se concretize, assim como foi a instalação do Erasto Gaertner. O passado recente com a atual gestão nos concede otimismo de que futuramente milhares de crianças de Paranaguá e região poderão contar com esta opção de atendimento pediátrico de qualidade e de forma gratuita. 

Leia também: Cancelamento do ponto facultativo de Carnaval no litoral e prevenção à Covid-19

Em alta

plugins premium WordPress