conecte-se conosco

Editorial

Vacinação dos profissionais da educação e retorno gradativo às aulas

O processo de retomada gradativa das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino deve acontecer a partir do dia 10 de maio

Publicado

em

O processo de retomada gradativa das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino deve acontecer a partir do dia 10 de maio, conforme anúncio realizado pelo Governo do Estado na manhã de terça-feira, 4. Esta retomada ocorrerá paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, programada para iniciar já nos próximos dias, pois estão sendo disponibilizadas 32.760 doses do imunizante contra a Covid-19 a essa classe trabalhadora. Lembrando que devido à pandemia, as atividades dentro das escolas estaduais estavam suspensas desde março do ano passado.

Vale destacar também que, além dos mais de 32 mil trabalhadores da educação que serão imunizados, outros oito mil profissionais já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, pois têm mais de 60 anos e integram o grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Ministério da Saúde, totalizando algo em torno de 40 mil profissionais da educação. Este início da imunização permitirá o retorno gradativo das aulas presenciais que se dará inicialmente em cerca de 200 escolas de diferentes regiões do Paraná. O quantitativo corresponde a aproximadamente 10% das unidades pertencentes à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Para este retorno às aulas presenciais, serão utilizados três critérios para a definição de quais colégios terão prioridade. O primeiro é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Também serão priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas, sendo que o Governo do Paraná disponibiliza gratuitamente a rede de transmissão de dados. Outro critério é a análise de escolas com maior número de professores fora do grupo de risco, e este mapeamento foi realizado pelas secretarias da Educação e do Esporte e da Saúde. Mas serão os pais ou responsáveis que vão autorizar o retorno dos alunos às aulas presenciais, com rodízio semanal entre os estudantes.

No litoral, nesta primeira etapa de imunização dos profissionais da educação, a 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, estará recebendo 715 doses, conforme divulgou a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A vacinação é um grande alento e proteção para toda a sociedade, somente através dela é que os setores voltarão a funcionar em sua plenitude, ou dentro deste novo normal. Todos devem respeitar os protocolos sanitários, e esperamos que tudo ocorra dentro do planejamento.  

Em alta

plugins premium WordPress