Connect with us

Editorial

Uso correto da máscara e prevenção contra a Covid-19

Todos querem voltar à normalidade, mas para que isso ocorra o mais rápido possível é preciso adotar as medidas de prevenção de forma contínua, entre elas o uso da máscara, bem como se vacinar contra o Coronavírus quando a vez na fila chegar

Publicado

em

O uso de máscara foi um hábito que se tornou rotineiro para toda a população do litoral, visto que o item é uma das principais formas de prevenção à Covid-19. Apesar de diversas pessoas não utilizarem a máscara, ou a usarem de forma incorreta, a Folha do Litoral News, desde que o item se tornou obrigatório no Paraná, sempre foi insistente junto aos seus leitores para que a máscara fosse adotada como uma peça de vestimenta de todo o cidadão durante este período pandêmico.

Nesta edição, além de reforçar a obrigatoriedade, mesmo após a vacinação contra o Coronavírus, a Folha do Litoral News entrevistou o médico João Zattar sobre a forma correta da utilização da máscara. Segundo o profissional da saúde, o item pode ser usado no máximo entre duas a três horas, ou então até ficar úmido, pois, após isso, sua eficiência fica comprometida, sendo necessária a utilização de outra máscara limpa. 

Pela facilidade e também por economia, a máscara de pano está sendo a mais utilizada pela população durante a pandemia. É importante destacar que é necessário que, após o seu uso, ela seja lavada, deixada de molho de 30 minutos a uma hora com água e sabão e, posteriormente, sendo posta para secar. No caso das máscaras descartáveis, o tempo de uso é o mesmo da de pano, sendo que após duas a três horas é necessário o descarte do produto.

Um mero item básico como uma máscara é capaz de impedir pessoas de serem internadas com a Covid-19, evitando sofrimentos diante da sua contaminação com o vírus e salvando vidas. Não se pode acreditar em teorias inventadas de que o uso da máscara possa causar qualquer tipo de malefício à saúde humana. As autoridades da saúde são unânimes no sentido de que este item é essencial na luta contra a pandemia. 

Todos querem voltar à normalidade, mas para que isso ocorra o mais rápido possível é preciso adotar as medidas de prevenção de forma contínua, entre elas o uso da máscara, bem como se vacinar contra o Coronavírus quando a vez na fila chegar. Fraternidade é algo que se vê na prática e não somente nos discursos e em frases de efeito nas redes sociais.

Leia também: Logística descentralizada e importância do SUS para a vacinação contra a Covid-19