O Paraná tem fortalecido o turismo religioso com a criação de rotas e destinos atrativos. Não faltam regiões para serem exploradas nesse segmento que tem crescido a cada ano e que corresponde a 25% dos pontos de atrativos totais cadastrados no Estado. O litoral do Paraná, com toda a sua riqueza histórica e cultural, tem igrejas tombadas pelo patrimônio histórico que são há muito tempo ponto de visitação. Em especial, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e a tradicional festa em louvor a padroeira do Paraná realizada no mês de novembro, atraindo visitantes para a região.
Na última semana, foi dado um passo importante para consolidar Paranaguá como um destino do turismo religioso. Foi anunciado que o município sediará a 5.ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, um evento realizado desde 2018 em diferentes localidades do Estado em parceria com entidades, prefeituras, Fecomércio, Sebrae, entre outros. O objetivo do fórum é trazer palestras, painéis, propor viagens técnicas e, principalmente, colocar em discussão o tema entre os profissionais para o avanço do segmento.
O turismo religioso tem grande potencial no Estado, onde estima-se que há cerca de 300 atrativos religiosos, desde igrejas e santuários, até festas religiosas e romarias. A organização do Fórum acredita que o paranaense é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática.
Como sede do evento, Paranaguá terá grande circulação de pessoas, movimentando hotéis, restaurantes, serviços e a economia da cidade. Que tudo esteja preparado para receber o fórum e seus participantes no próximo mês de março para incrementar o fluxo de visitantes e a economia local e também valorizar o patrimônio histórico, um dos aspectos mais importantes de Paranaguá.