conecte-se conosco

Editorial

Turismo aliado à culinária regional

Promover eventos nas comunidades é criar oportunidades para que os turistas conheçam a região a partir de uma nova visão

Publicado

em

editorial

Ao passo que os casos de Covid-19 diminuem no Paraná e algumas medidas de prevenção ficam para trás, como o uso da máscara em locais abertos e fechados, novos eventos surgem para fomentar o turismo. O setor foi fortemente afetado pela situação de saúde pública e agora aproveita esse momento de recuperação. Um deles é a Festa do Barreado, que tem sua primeira edição programada para os dias 23 e 24 de abril, na comunidade pesqueira de Piaçaguera, em Paranaguá.

A cozinha comunitária dará espaço para o prato típico da culinária regional e talvez o mais conhecido e procurado por quem visita o litoral do Paraná. Promover eventos como esse é criar oportunidades para que os turistas conheçam a região a partir de uma nova visão, a das comunidades isoladas, que preservam o local que vivem, assim como valorizam as riquezas naturais nas quais estão inseridas. Uma das formas de impulsionar esse setor em Paranaguá, para além da Ilha do Mel, é mostrar o que essas localidades têm a oferecer e integrar os moradores nesse processo para que se sintam parte dessa mudança.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secultur), que tem apostado na regionalização do turismo para fomentar o setor, divulgando a cidade como um destino atrativo. Um passo importante para isso já foi realizado com a criação do portal “minha.paranagua.pr.gov.br”, que concentra no mesmo local todas as informações que os visitantes precisam para conhecer a cidade como hospedagem, alimentação e calendário de eventos.

O que se espera com a 1.ª Festa do Barreado é que o evento abra uma nova janela de oportunidades em Paranaguá para a exploração consciente e sustentável do turismo aliado à culinária caiçara.

Continuar lendo
Publicidade