Desde março, quando a pandemia da Covid-19 se tornou realidade em todo o Brasil, chegando posteriormente ao Paraná e ao litoral, a Folha do Litoral News firmou um compromisso de ser um alicerce para que a sociedade pudesse se informar sobre a pandemia. Mais do que isso, o jornal foi e está sendo um propagador de informações sobre prevenção à doença, que já levou cerca de 100 vidas parnanguaras neste ano. O jornalismo cidadão e de dados sempre pautou e pautará a forma de atuação dos nossos jornalistas.
Combatendo as fake news, possuindo sempre como fonte das suas informações os órgãos oficiais e a ciência, a FL News nunca deixou de divulgar notícias sobre a pandemia, desde os boletins diários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até informações sobre as necessidades de cuidado com a Covid-19 durante as eleições (e fora dela), com distanciamento, higiene e uso de máscaras.
Assim continuaremos, pois a informação possui como base a realidade dos fatos. Não falar sobre a pandemia não irá fazer com que ela não siga tirando vidas de cidadãos litorâneos. Na quarta-feira, 18, o aumento de casos virou assunto em todo o Paraná, com a Sesa reforçando a importância da testagem contínua de pacientes, algo feito pelo Estado e que também deve ser seguido pelos municípios. Com isso, se tem uma análise concreta da situação da pandemia no Estado, não com base em “achismos”, mas com respaldo científico.
O alerta com a pandemia, que nunca deixou de estar ligado em todo o País, nos últimos dias se tornou mais intenso. Os casos estão em crescimento em boa parte dos Estados do Brasil, incluindo o Paraná e o sul do Brasil. O momento deve ser de esforço do Poder Público em testagem e estrutura de saúde, bem como de respeito da população às medidas de prevenção. A luta contra a Covid-19 nunca deixou de existir e, mais do que isso, nunca deixou de ser travada diariamente possuindo como luz o conteúdo jornalístico de qualidade diante das trevas das fake news.
Leia também: Alta no número de casos da Covid-19 no litoral do Paraná