conecte-se conosco

Editorial

Novas ferramentas auxiliam no trabalho policial e no atendimento à população

O trabalho e também colaborar com a sensação de segurança

Publicado

em

editorial

A Polícia Militar tem uma ferramenta para auxiliar no acionamento em casos de ocorrências, o aplicativo 190 PR, que pode ser baixado nos smartphones. O benefício apontado pela novidade é a capacidade de colher os dados que a PM julga como mais importantes para realizar o atendimento com agilidade.  As chamadas telefônicas para o 190 continuam funcionando, mas, no litoral, atualmente, são direcionadas para uma central em Curitiba, que atende as solicitações da Região Metropolitana e da própria capital.

A mudança, apesar de muito questionada pela população do litoral do Paraná, tem uma explicação. Entre elas, a liberação de maior efetivo para atuar nas ruas. O comandante do 9.º BPM, major Tavares, explicou como isso tem funcionado na região e pediu o apoio dos moradores para atuar em conjunto com a PM.

O aplicativo 190 PR também é projetado para atender pessoas com deficiência auditiva, sendo possível ativar auxílio por libras para que todos possam ter acesso.

O comandante do batalhão que atua no litoral também falou sobre a possibilidade de comunicar um acidente de trânsito pela internet, no site da Polícia Militar do Paraná, quando não há vítimas. Desta forma, os envolvidos podem fazer fotos da ocorrência e podem liberar o trânsito mais rapidamente sem precisar esperar a chegada da viatura.

O contato mais próximo da comunidade com a forças policiais pode gerar uma confiança maior no trabalho e também colaborar com a sensação de segurança. Comunicar a polícia sobre situações que envolvem furtos, por exemplo, por meio do boletim de ocorrência, é fundamental para abastecer o sistema e para que sejam planejadas novas ações para coibir crimes e melhorar a qualidade de vida da população.

Continuar lendo
Publicidade