conecte-se conosco

Editorial

Semana Santa: uma reflexão pela paz e tolerância virtual e presencial

Fica a sugestão de utilizarmos este tempo para uma reflexão interna, de encontro com Deus e conosco, de traçarmos um caminho de paz e tolerância, no meio presencial e virtual

Publicado

em

Semana Santa: uma reflexão pela paz e tolerância virtual e presencial

A sociedade não vive um momento fácil. Estamos passando por um período de pandemia, com necessidade de distanciamento social, de estarmos longe de muitas pessoas que amamos, algo necessário devido à Covid-19. Somado a isso, as notícias de mortes decorrentes do Coronavírus se acumulam a cada dia mais, algo que ocorre perto de todos nós, com óbitos de familiares, amigos e conhecidos em Paranaguá e no litoral. Temos que encontrar um meio de passarmos por esta crise com saúde mental e esperança.

Além de sofrermos com a morte e com o medo de sermos contaminados com o Coronavírus, com distanciamento, necessidade de tampar nossos sorrisos com as máscaras tão necessárias, utilizamos as redes sociais para nos informar, bem como para tentar nos distrair diante do caos. Ocorre que, infelizmente, o contexto on-line acaba por castigar a saúde mental, afinal, em muitos casos neste espaço virtual há falta de tolerância, a presença de discursos de ódio e ausência de diálogo. Quem pensa diferente se torna inimigo. Antes mesmo de se informar a fundo sobre o assunto, abrindo, por exemplo, uma notícia e a lendo por inteiro, há pessoas que já possuem opiniões ríspidas formadas.

Estamos vivendo a Semana Santa e no próximo domingo, 4, será celebrada a Páscoa, um período de ressurreição de Jesus Cristo, de apego à vida e à esperança. Independente do contexto religioso, a data normalmente é celebrada em família, com chocolates e confraternizações, porém, neste ano, assim como em 2020, as aglomerações não poderão acontecer. Fica então a sugestão de utilizarmos este tempo para uma reflexão interna, de encontro com Deus e conosco, de traçarmos um caminho de paz e tolerância, no meio presencial e virtual.

A tecnologia é fascinante, nos trouxe a possibilidade de estarmos próximos, mesmo que à distância. Suas vantagens foram potencializadas neste período pandêmico. Os aplicativos de diálogo nos deram a possibilidade de contato com familiares e amigos, mesmo que cada um em sua casa, cidade e até mesmo País. Devemos utilizar tudo isso para perpetuar mensagens de amor, de respeito ao próximo, de fraternidade e respeito. Tentarmos nos colocar do lugar do outro. Ninguém é perfeito, mas todos podemos nos esforçar para sermos melhores a cada dia uns com os outros, bem como em nosso interior. 

Leia também: A dengue, um inimigo conhecido, volta a preocupar em Paranaguá

Em alta