No próximo domingo, 29, é comemorado o Dia Nacional do Livro. Por isso, durante essa semana algumas atividades e eventos são realizados para incentivar a leitura. A data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810. Nessa época, o Brasil recebeu seu primeiro acervo com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.
Em Paranaguá, uma ação tem sido realizada na Biblioteca Leôncio Correa, pela qual qualquer morador, estudante ou não, pode ir até a entrada da biblioteca e conferir um estande de livros, escolher um e levar para casa de forma gratuita, sem a necessidade de devolução.
Além de colocar à disposição obras literárias para a população, esta também é uma oportunidade para conhecer a biblioteca, que funciona atualmente nas mesmas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). Em setembro do ano passado, o espaço foi reaberto, após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Neste período em que esteve fechada, a biblioteca passou por melhorias de revitalização, tornando o local mais tecnológico, com espaço para crianças, acervo digital e computadores com acesso à internet.
Não é segredo para ninguém que os livros, independente do estilo literário, abrem portas para a criatividade, expansão do vocabulário, melhora do raciocínio e interpretação. Desta forma, ainda que muitos pensem que o objeto está obsoleto, pelo contrário, é benéfico para todas as idades. Não há quem não tenha um livro que marcou sua história, seja na infância, adolescência ou mesmo na vida adulta.
Ainda que a tecnologia tenha assumido um papel importante na sociedade com a facilidade de acesso às informações, os livros permanecem como bons aliados de quem deseja viajar sem sair do lugar, ampliar seus conhecimentos e sua visão de mundo.