Editorial

Segurança pública: um dos problemas que mais preocupa a população

Porém, este ano, na contramão do cenário brasileiro, o Paraná prova que deu um salto positivo.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos com 1.200 pessoas entrevistadas mostra que a falta de segurança, a violência e a criminalidade são os problemas que mais preocupam o cidadão brasileiro.

De fato, os números da violência assombram. Dados de 2017 e 2018 revelam que cerca de 200 mortes foram registradas por dia no País nesse período. Em 2017, os assassinatos bateram o recorde histórico. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública foram quase 64 mil, média de 175 por dia, sete por hora.

Ou seja, a criminalidade é tão frequente que já faz parte da rotina do cidadão brasileiro e com isso, mostra a falha das políticas públicas relacionadas à segurança no País.

Porém, este ano, na contramão do cenário brasileiro, o Paraná prova que deu um salto positivo. O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) caiu 32% no Estado no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

E em Paranaguá, os resultados das ações das forças de segurança pública também mostram efeito. Segundo dados estatísticos da Polícia Civil do Paraná (PCPR), através da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá (1.ª SDP), o município registrou uma redução de 60% nos homicídios de janeiro ao início de maio em 2019.

Ou seja, as estatísticas podem melhorar e mostram que são eficazes com um trabalho qualificado, como no caso da 1.ª SDP, em Paranaguá, mas também necessitam de colaboração da população quanto às ações de denúncias.

Vale lembrar que todo cidadão pode denunciar, anonimamente, qualquer tipo de situação de crime através do Disque 181, um serviço de Narcodenúncia da Secretaria Estadual de Segurança Pública. No Paraná, o 181 recebe cerca de 350 denúncias por dia, contribuindo na elucidação de crimes. As informações anônimas são recebidas pela central, analisadas e distribuídas aos órgãos de inteligência da segurança pública.

Você também poderá gostar

Segurança pública: um dos problemas que mais preocupa a população

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.