conecte-se conosco

Editorial

Segundo turno e a participação dos eleitores

Que os eleitores se antecipem e confiram todas as informações com antecedência para que, no domingo, esteja tudo pronto para exercer o seu direito ao voto

Publicado

em

editorial

As seções eleitorais de todo o País estão sendo preparadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para o segundo turno das Eleições 2022, que acontece neste domingo, 30. Os brasileiros irão novamente às urnas escolherem o candidato que irá ocupar a presidência da república pelos próximos quatro anos e, os eleitores de alguns Estados, também terão que escolher os governadores. Além de oito municípios brasileiros que devem eleger, nestas eleições, novos prefeitos e vice-prefeitos, por motivo de cassação de mandato ou registro pela Justiça Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem divulgado diariamente informações para que a votação ocorra de forma segura e rápida. Os eleitores precisam ficar atentos quanto ao documento com foto que deve ser elevado para votar, ou o aplicativo e-Título (atualizado e com foto) no celular. Também é fundamental que se pesquise o local de votação, pois muitos tiveram esse local e seção alterados. O TSE disponibiliza várias formas de consulta ao local de votação para facilitar e agilizar a vida do eleitor. A justificativa de voto também deve ser destacada porque há maneiras facilitadas de fazer, inclusive pelo app e-Título.

Que os eleitores se antecipem e confiram todas as informações com antecedência para que, no domingo, esteja tudo pronto para exercer o seu direito ao voto. No primeiro turno, o índice de abstenção foi alto, mais de 32 milhões de eleitores deixaram o ato de cidadania de lado, quase 1% do total do eleitorado brasileiro. Mas, quem não votou no primeiro turno poderá votar no segundo, assim como aqueles que ainda não registraram a biometria. É hora de cada cidadão fazer a sua parte, escolher seu candidato e contribuir para a celeridade das eleições e com a democracia.

Em alta

plugins premium WordPress