Paranaguá recebeu, em janeiro de 2020, a unidade descentralizada do Hospital Erasto Gaertner e, desde então, tem atendido muitos moradores que estão em tratamento contra o câncer que agora não precisam mais se deslocar até Curitiba para realizar o acompanhamento. Sem dúvida, essa foi uma grande conquista para a cidade, por influenciar diretamente na vida da população, em especial na das famílias que enfrentam a doença.
A implantação desse atendimento no município só foi possível após várias tratativas da prefeitura com a direção do Hospital Erasto até que a parceria se formalizasse e o espaço pudesse ser finalmente entregue. Entre elas a contratação de profissionais habilitados e recursos para reforma e manutenção da unidade instalada ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.
Agora, a novidade são as tratativas com o Hospital Pequeno Príncipe, referência no atendimento de crianças e adolescentes no Paraná e em todo o País, com o objetivo de implantar um ambulatório no município. A fase atual é de estudos de implantação, levantamento de demanda e adequação de espaço físico.
Assim como a inauguração da unidade do Erasto foi um sucesso na cidade, o mesmo tende a acontecer com o ambulatório do Pequeno Príncipe caso a ideia seja realmente tirada do papel. As necessidades se repetem, precisar deslocar crianças para Curitiba para realizar o tratamento que precisam é tão desgastante quanto levar pacientes oncológicos, tanto para o doente, quanto para a família.
Sendo assim, a torcida é grande para que Paranaguá alcance mais essa conquista que, certamente, só trará benefícios para quem passa por essas dificuldades. Ter a chance de se tratar mais perto de casa com equipes especializadas é um diferencial que soma aos esforços que o Hospital Pequeno Príncipe realiza há mais de cem anos em prol da saúde infantil, devolvendo qualidade de vida para meninos e meninas de todo o País.