Editorial

Reinfecção, novas variantes e desdém à prevenção contra a Covid-19

Para controlarmos a pandemia não há segredo, devemos agir com base na ciência. O contexto científico nos traz dois caminhos para o enfrentamento à Covid-19: medidas preventivas e a vacina

Vacina, ciência e prevenção: o tripé para superar a Covid-19

Vacina, ciência e prevenção: o tripé para superar a Covid-19

Os editoriais sobre as formas de enfrentamento à Covid-19 têm sido constantes desde o início da pandemia, em março de 2020, devido ao fato de que a prevenção contra o Coronavírus deve ser algo incansável para que a pandemia seja controlada. Apesar disso, de todas as campanhas realizadas pelo Poder Público, bem como de divulgação contínua de matérias jornalísticas sobre a situação crítica pandêmica, há uma parcela da população que simplesmente decidiu ignorar o apelo pelo respeito ao próximo, prezando somente pelos seus próprios egos, aglomerando, não usando máscara e colocando em risco a sua própria vida, de familiares e de pessoas próximas. 

Nesta edição, entrevistamos o médico Jhonatan Aredes, que atua no sistema público de saúde de Paranaguá, onde ele alerta sobre o aumento de casos e mortes decorrentes do Coronavírus nas últimas semanas, relacionando tal fato diretamente com o desdém às medidas preventivas e com as novas variantes que já circulam no município. Mesmo com a confirmação de que há um vírus mais contagioso na região, há quem ache que usar máscara, adotar distanciamento social e higienizar as mãos são itens desnecessários. Para confirmar tal fato, basta ir até as ruas do município para ver que o desrespeito à vida está tão presente na sociedade quanto pacientes contaminados com o Coronavírus lutando por suas vidas no Hospital Regional do Litoral (HRL). 

Segundo Aredes, ainda não houve confirmação da reinfecção com a Covid-19 em Paranaguá. Entretanto, já houveram pessoas que contraíram o Coronavírus duas vezes no Paraná, algo que confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Parece ser questão de tempo para que isso também ocorra no litoral, afinal, quanto menos prevenção houver, mais contaminação há, bem como há um aumento de circulação das novas variantes, criando um cenário epidemiológico perigoso e incerto. 

Para controlarmos a pandemia não há segredo, devemos agir com base na ciência. O contexto científico nos traz dois caminhos para o enfrentamento à Covid-19: medidas preventivas e a vacina. O Poder Público já está vacinando contra o Coronavírus, porém o ritmo ainda está longe de ser o ideal, visto o repasse de imunizantes a conta-gotas. Enquanto a imunização maciça da população não ocorrer, o que nos resta é colocar a máscara, praticar incessantemente o distanciamento social e higienizar as mãos: esses são os “mantras” pela vida para que quando superarmos essa crise sanitária global, possamos contar aos nossos filhos e netos que colaboramos para que a humanidade vencesse o Coronavírus.

Você também poderá gostar

Reinfecção, novas variantes e desdém à prevenção contra a Covid-19

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.