conecte-se conosco

Editorial

Racismo Não!

Série jornalística traz temas para combater o racismo

Publicado

em

editorial

A Folha do Litoral News iniciou nesta semana, uma série de matérias intitulada “Racismo Não!”. O objetivo é conscientizar a população sobre um problema que ainda é tão presente na sociedade, embora já tenha avançado na legislação para responsabilizar os autores de crimes e repreender os casos. Episódios recentes de racismo que repercutiram no meio esportivo revelam que o caminho na luta contra o racismo, infelizmente, pode ser longo e, por isso, algo deve ser feito de forma urgente. O racismo não pode ser tratado como “mimimi” e “vitimismo”. Ele precisa estar nas pautas, nas manchetes, nas rodas de conversas, nas escolas, nos livros, no dia a dia. Mas não apenas quando ele ganha palco com um personagem famoso. O racismo está enraizado nos ambientes mais comuns, do trabalho aos lares. E ele precisa ser discutido e tratado como uma questão social e não isolada.

Nessa semana, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira de Futebol, Vinicius Junior, foi vítima de ofensas racistas durante partida contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol. Infelizmente, essa não foi a primeira vez que o atacante foi vítima de racismo. E nem será, certamente, a última vez que um atleta será humilhado e ofendido pela cor de sua pele. A ação, obviamente, não combina com o que o esporte deve oferecer, que é a empatia, a competição saudável e o espírito coletivo de respeito.

Mais do que nunca, o pensamento da historiadora Angela Davis, ativista que luta pelos direitos da população negra e das mulheres nos Estados Unidos, se torna imprescindível. “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. 

Portanto, o apoio e a luta contra o racismo não devem partir só de pessoas negras, mas sim de todos. E como fazer isso? Começando com atitudes simples, como não rir de piadas racistas, não julgar as pessoas pela cor da pele e lembrar que, acima de tudo, todos são seres humanos que merecem respeito e empatia. Sempre é importante lembrar que racismo é crime e deve ser combatido por todos. Que a série “Racismo Não”, da Folha do Litoral News, possa conscientizar a população e ajudar os leitores a entenderem mais sobre o tema. Até porque, nós aprendemos juntos.

Em alta

plugins premium WordPress