A Prefeitura de Paranaguá divulgou, nesta semana, a contratação de 19 médicos que irão atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade de Saúde na Ilha dos Valadares Os profissionais já passaram por uma integração pela Fasp (Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá). O reforço na saúde é motivo de comemoração, principalmente, por aqueles que dependem do suporte das unidades básicas de saúde e, em casos de urgência, da UPA.
Esta, inclusive, está em obras e a expectativa é de que seja entregue em breve para a população que é atendida em um espaço adaptado até que os serviços sejam concluídos. A UPA Porte III tem como objetivo sanar a necessidade dos moradores por um espaço amplo, com mais médicos que podem agilizar o atendimento. Serão mais de dois mil metros quadrados com salas de raio-x e outros equipamentos.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde começou a divulgar o número de pessoas atendidas na UPA semanalmente. O boletim mostra o quantitativo de consultas médicas, os horários de pico com maior fluxo de pessoas e a classificação de risco de acordo com a gravidade da urgência apresentada pelos pacientes.
De 4 a 10 de julho de 2022, por exemplo, foram atendidos 2.295 pacientes, sendo que 1.738, ou 75,73%, foram classificados como não graves ou leves. Neste período, 46 pacientes que procuraram a UPA foram encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região para tratamento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros.
Os números reforçam a importância de oferecer um atendimento em saúde digno para as pessoas com mais profissionais capacitados para receber os moradores. E, com a entrega da nova UPA, esse cuidado com a saúde deve ser ainda mais fortalecido.