O Ministério Público do Paraná (MPPR) iniciou as ações do projeto Geração Atitude no litoral. Neste ano, algumas escolas de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná participam da iniciativa que visa promover a participação social e o protagonismo juvenil de estudantes do ensino médio da rede pública estadual.
Nesta semana, as palestras acontecem nas escolas selecionadas em Matinhos e Pontal do Paraná. O projeto está na 7.ª edição e, além de palestras, inclui vídeos gravados da Escola Superior do MPPR sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e estudo do Guia Cidadão juntamente com os professores.
Já na segunda etapa, os estudantes do Ensino Médio poderão criar propostas de projeto de lei que podem, posteriormente, ser selecionados e os autores ganharem um passeio pela capital do Estado previsto para o mês de novembro.
Por suas ações envolvendo alunos da rede estadual de educação com foco na cidadania, juntamente com o Movimento Paraná sem Corrupção, o Geração Atitude já foi premiado no 8.º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, realizado em Brasília, em 2017. O projeto foi o segundo colocado na categoria “Redução da Corrupção”.
Se a mudança precisa acontecer no País, ela deve começar pelas crianças e jovens. E é isso que o projeto mostra acreditar. Envolver os alunos nessa temática, que hoje é amplamente discutida, faz todo o sentido. Ainda mais quando há o incentivo a pensar em soluções para os problemas da sociedade como as propostas de um projeto de lei, na qual os estudantes são motivados a idealizar.
As escolas do litoral participantes do projeto certamente irão aproveitar esse momento como uma oportunidade de ampliar o interesse e a participação dos jovens na política para que eles possam se ver como agentes da cidadania.