Começou nesta semana um dos eventos mais importantes para o setor de turismo do Paraná e também do País. O festival das Cataratas reúne um grande público anualmente para atividades, incluindo palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios. O evento é uma oportunidade de as cidades mostrarem o que tem de melhor, sua gastronomia, atrações, destinos, cultura e história para ampliar as visitações e potencializar o setor nas mais diversas regiões do Paraná.
A expectativa é reunir mais de 8 mil participantes para celebrar a retomada definitiva do turismo após o período de restrições da pandemia. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve no evento na quinta-feira, 31, e destacou as ações que serão aplicadas no Estado para melhorar a infraestrutura turística. Entre elas a criação de cinco programas: Paraná+Viagem, Paraná+Eventos, Paraná+Sinalizado, Paraná Turismo+Seguro e Paraná Turismo+Infra.
Espera-se que o litoral do Estado também seja contemplado com tais iniciativas devido ao potencial da região que pode se desenvolver nas áreas do turismo náutico, turismo de base comunitária, turismo rural, entre outros.
Tais investimentos devem acompanhar a previsão internacional de movimentação do setor. Pesquisas indicam que, neste ano, a atividade turística no mundo deverá alcançar os níveis pré-pandêmicos, com recuperação de mais de 95% da sua capacidade de movimentação financeira. A previsão é que o setor movimente US$ 9,5 trilhões nas economias dos países, representando 9,2% do PIB mundial. Além da criação de 24 milhões de empregos no mundo.
Portanto, que o litoral do Paraná seja cada vez mais divulgado para que os novos projetos sejam desenvolvidos e possam contribuir também com a região que tem muito a oferecer aos visitantes.