O Paraná tem vários destinos turísticos de destaque, entre eles as Cataratas do Iguaçu e a Ilha do Mel, locais conhecidos internacionalmente por suas belezas. Além de tantos outros destinos que tem se consolidado no Estado, tanto no que se refere ao turismo rural, turismo de aventura, turismo religioso e roteiros gastronômicos. O setor é um propulsor da economia, gerando emprego e renda com o poder de transformar as regiões.
E, na última semana, o Governo do Estado anunciou um novo aporte de R$ 23,3 milhões para a Fomento Paraná vindos do Fungetur — Fundo Geral do Turismo para financiar projetos de empreendimentos ligados ao setor. A linha de crédito pode ser usada por micro e pequenas empresas de turismo para projetos de investimento, compra de equipamentos e capital de giro.
O Observatório de Turismo do Paraná, um núcleo de estudos e pesquisas do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (DETUR / UFPR), apontou em relatório de janeiro deste ano, que o Paraná tem mais de 1900 agências de viagem e mais de mil transportadoras turísticas cadastradas. O relatório também tem dados sobre o local de origem dos visitantes, os destinos paranaenses receberam pessoas do próprio País (em sua maioria) e também estrangeiros da Argentina, do Paraguai e dos Estados Unidos da América nas quatro primeiras posições.
Com aporte financeiro através de disponibilização de linhas de crédito específicas e juros baixos e o interesse dos empreendedores em apostar no turismo, o Paraná se coloca em uma posição de destaque e dá a oportunidade para que o potencial das regiões seja cada vez mais explorado pelos visitantes do Brasil e do mundo.