Connect with us

Editorial

Vacinação infantil e o incentivo da população

Neste sábado, acontece uma mobilização nacional para atualizar a carteira de vacinação das crianças

Publicado

em

Vacinação

Neste sábado, acontece uma mobilização nacional para atualizar a carteira de vacinação das crianças. É a chamada campanha de multivacinação, para que não falte nenhuma dose necessária até os cinco anos de vida. Adultos que também não se vacinaram contra o sarampo também poderão se dirigir às unidades de saúde.

Apesar das doses estarem disponíveis para a população em todo o território nacional durante todos os meses do ano, torna-se necessária a realização de campanhas deste tipo pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde para divulgar ainda mais a importância das vacinas com o objetivo de evitar doenças e também para lembrar que essas imunizações existem e que não podem ser esquecidas.

Muitas vezes, o acesso gratuito e facilitado de um benefício, de uma garantia a exemplo das vacinas, faz com que não seja dado o valor necessário por uma parcela da população. Quando se há a falta, como é o caso da vacina contra a Covid-19, a atenção é maior. Isso não quer dizer que uma vacina seja mais importante que a outra, mas todas são igualmente necessárias e contribuem sobremaneira para a saúde coletiva. Desta forma, todas devem ser valorizadas.

A realização de campanhas com doses suficientes para imunizar toda a população é uma conquista que não pode ser esquecida. Por isso, cabe aos pais, avós, tios, vizinhos e comunidade de forma geral o papel de incentivador das imunizações já obtidas. Só assim será possível atingir coberturas vacinais satisfatórias para a proteção das crianças.