conecte-se conosco

Editorial

Portos do Paraná e a atenção ao meio ambiente

Publicado

em

editorial

Desde 2019, os portos do Paraná têm se tornado destaque no aspecto ambiental. Além das exigências de monitoramento ambiental para que a atividade portuária seja realizada com o mínimo impacto no meio ambiente, várias ações socioambientais são realizadas em paralelo para que as comunidades estejam integradas no processo e participem do desenvolvimento, alinhadas com a conservação dos ecossistemas. 

A região tem paisagens exuberantes com fauna e flora características que devem ser conservadas. Todo esse esforço, por meio de diversos programas ambientais implantados ao longo dos últimos anos, tem sido reconhecido. A Portos do Paraná já recebeu prêmios pelo alto Índice de Gestão Ambiental, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), durante as três últimas Conferências do Clima, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que o Porto de Paranaguá foi a única autoridade portuária a participar.

Isso prova que economia, desenvolvimento e sustentabilidade podem andar juntos. O chamado desenvolvimento sustentável com resultado mostra que é preciso investir, além da obrigação exigida por leis, em programas e ações ambientais que envolvam as comunidades no entorno. Tudo isso contribui também para a educação ambiental, no processo de conscientização de crianças, jovens e adultos sobre os meios e técnicas que podem ser utilizadas para que a região não perca suas características naturais que a torna única e encanta quem passa por aqui.

Há várias formas de contribuir com o meio ambiente e ajudar as regiões a se desenvolver de forma sustentável e isso merece atenção de todos, desde o cidadão comum até as empresas, todos têm um papel e uma responsabilidade sobre o meio que vivem para poder fazer dele melhor. Que em 2023, a Portos do Paraná continue se destacando no aspecto ambiental e que a comunidade esteja cada vez mais alinhada com os programas.

Em alta

plugins premium WordPress