conecte-se conosco

Editorial

Paraná em destaque na produção industrial

Índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o Estado foi o único da região sul do País com alta na produção industrial

Publicado

em

editorial

Nessa semana, o Paraná teve uma boa notícia com relação a produção industrial. Índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o Estado foi o único da região sul do País com alta na produção industrial. As vendas no comércio também foram positivas. Com crescimento de 1,2% em março deste ano, o Paraná ficou acima da média nacional, que foi de 0,7%.

Alguns segmentos tiveram mais destaque. Das 13 atividades avaliadas pelo IBGE, nove ficaram com desempenho negativo este ano no Paraná. Mas, bebidas, teve crescimento de 33,5%, máquinas e equipamentos (6,6%), celulose e papel (3,2%) e automotivo (1,5%) são segmentos que atingiram resultados promissores.

O setor industrial é considerado estratégico para o Paraná, assim como para outras regiões do País. No dia 25 de maio se comemora o Dia Nacional da Indústria e, pelos índices apresentados nessa semana, há motivos para comemorar. Isso porque, no ano passado, o comércio e a indústria se viram diante das incertezas da pandemia, que resultaram, em menor ou maior número, em prejuízos para diversos segmentos. Portanto, esse ano é visto como um momento de retomada, de superação de uma fase que, devido a vacinação em massa da população e retorno das atividades, tem se mostrado favorável.

O crescimento da indústria e do comércio reflete não só na economia do Estado de forma geral, como também na geração de empregos para a população. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) tem um conjunto de 68 mil empresas sob sua representação, são instituições responsáveis por mais de 890 mil empregos diretos.

Que o Paraná receba novas boas notícias com relação a alta da produtividade industrial e do desempenho comercial neste ano para que a sociedade sinta os impactos positivos, principalmente com a geração de mais emprego e renda.