Nesta edição da Folha do Litoral News, há matéria abordando o reajuste salarial aos professores da rede municipal de educação, os quais receberão o acréscimo em seus proventos mensais de 12,84%, seguindo ao que determina a Lei 11.738, de 2008, também chamada Lei do Piso.
Este é apenas um passo no que se refere à valorização e reconhecimento desses profissionais tendo em vista a sua atuação para a transformação da realidade atual nos municípios brasileiros, ou seja, faz-se necessário constantemente se voltar à importância de cada professor que se dedica a transmitir conhecimento, conceitos, além, é claro, de, em muitas situações, assumir funções que não seriam suas, tais como: conselheiros, pais, psicólogos, amigos e muitas outras.
Muitas formas de reconhecimento pelo trabalho realizado pelos profissionais de educação são realizadas cotidianamente, no entanto, demonstrar esse quesito por meio do pagamento correto, em dia e com seus reajustes merecidos é primordial, pois como todos os cidadãos os professores também têm seus deveres a serem cumpridos, impostos a pagar e outras dívidas. Trabalha-se por amor, demonstra-se dedicação e comprometimento, mas é preciso ter os frutos financeiros de seu trabalho.
Trabalhar e ter seus direitos resguardados é um grande e importante incentivo para a prática profissional diária.
Um professor, como é do conhecimento geral, tem em suas mãos, cotidianamente, o bem mais precioso da sociedade: a criança e o adolescente, aqueles que terão, no futuro, a missão de tomar as decisões e desenvolver as profissões, pois serão os trabalhadores de amanhã. Assim cada profissional da educação está diretamente envolvido com os futuros médicos, arquitetos, bombeiros, policiais, padeiros, jornalistas, políticos, professores, dentre outros, então que se reconheça a cada dia mais o valor que cada profissional da educação tem verdadeiramente e se busque mais e mais conquistas para essa categoria que em tantas ocasiões na atualidade se vê tão desprestigiada e relegada a segundo plano.
Paranaguá, por meio desse passo no reconhecimento ao professor, está no caminho certo para tentar colocar os representantes do magistério como protagonistas da construção de um novo amanhã.