conecte-se conosco

Editorial

Oportunidades de aprendizado e geração de renda

Publicado

em

Neste mês de dezembro acontece um curso gratuito para capacitação de moradores que desejam aprender a produzir panetones e outros produtos relacionados visando as vendas de Natal. Da mesma forma, o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) também tem oficinas de artesanato na cidade periodicamente com o mesmo objetivo: ajudar as pessoas a gerar renda.

Pesquisas indicam que, durante a pandemia de Covid-19, parte dos trabalhadores decidiram realizar cursos para aprimorar sua área de atuação, buscar uma nova renda, ou mesmo para descobrir uma nova aptidão. Sabe-se também que o número de microempreendedores individuais cresceu de forma exponencial, revelando a necessidade das pessoas em conseguir se manter quando muitas das atividades não encontravam espaço para sobreviver em meio a necessidade de distanciamento social.

Esses fatores mostram que procurar uma capacitação é importante para se reinventar e também para sobreviver em tempos tão difíceis. Por isso, é essencial que a população que se identifica com um dos cursos ofertados gratuitamente, possa aproveitar a oportunidade para também tentar se inserir no mercado de trabalho ou mesmo abrir seu próprio negócio.

As dificuldades são muitas, mas há algumas oportunidades que não podem ser ignoradas. Para isso, é preciso ficar atento não somente às vagas de emprego que são divulgadas frequentemente, como também a esses cursos oferecidos em parceria com agentes importantes, como o Senac, que tem profissionais experientes que emprestam um pouco da sua vivência profissional para ajudar quem precisa desse conhecimento. Certamente, à medida que mais interessados apareçam, as escolas, projetos e programas que oferecem cursos de capacitação poderão oferecer mais oportunidades e aumentar a geração de renda no município.

Em alta