Editorial

O turismo religioso e a economia

Um segmento que vem crescendo e adquirindo forças em diferentes locais do mundo é o turismo religioso.

Um segmento que vem crescendo e adquirindo forças em diferentes locais do mundo é o turismo religioso. Este tipo de atividade é mais abrangente que a visita aos locais sagrados, pois engloba toda uma vivência espiritual e cultural dos residentes ou de pessoas que visitam os lugares por motivos de fé, os chamados peregrinos, o que remete à afirmativa de que não se limita apenas a uma denominação religiosa.

O Brasil possui uma tradição religiosa em sua formação, inclusive, na atualidade, congregando diversas denominações. Até mesmo tem destaque na Constituição Federal a imprescindível liberdade de culto em território nacional. Todas essas vertentes são passíveis de ter uma manifestação turística, isto é, peregrinações para locais considerados santos, visitas a templos de diferentes denominações, organização de eventos como retiros e seminários, tudo isso se refere a turismo religioso.

Paranaguá possui, incontestavelmente, um grande potencial turístico a ser explorado, o qual é capaz de trazer muitos dividendos ao município. A Cidade Mãe do Paraná é a casa da padroeira do Estado, Nossa Senhora do Rocio, a qual faz parte da cultura e tradição parnanguara e paranaense, aqui há uma grande representação islâmica, além, é claro, da quantidade crescente de denominações evangélicas pelos quatro cantos do município.

Diante desse cenário, percebe-se que Paranaguá precisa de um aparato cada vez maior para i incremento do turismo religioso e a necessidade de se estruturar cada dia mais para receber os peregrinos e romeiros na cidade. E a boa notícia, que veio com as comemorações dos 371 anos do berço da civilização paranaense, foi a assinatura para a retomada das obras do Mega Rocio, complexo destinado a melhor acolher os romeiros vindos em peregrinação para o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Trata-se de um importante passo para o avanço do setor em Paranaguá, mas há muito mais a ser realizado tendo em vista as demais manifestações religiosas e as infindas possibilidades de geração de renda e postos de emprego na cidade.

É Paranaguá se preparando para um novo tempo no turismo! Que venham mais conquistas para a Cidade Mãe do Estado do Paraná.

Você também poderá gostar

O turismo religioso e a economia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.