Editorial

O trabalhador e sua resiliência em tempos de pandemia

Resiliência é a capacidade de cada pessoa de lidar com problemas e superá-los, se adaptando aos momentos de dificuldade com equilíbrio e esforço. É exatamente isso que está ocorrendo desde o início da pandemia, em março de 2020, com todos os trabalhadores

s30ftch 1619815170

Resiliência é a capacidade de cada pessoa de lidar com problemas e superá-los, se adaptando aos momentos de dificuldade com equilíbrio e esforço. É exatamente isso que está ocorrendo desde o início da pandemia, em março de 2020, com todos os trabalhadores. Tivemos que nos adaptar às medidas de prevenção à Covid-19 nos ambientes de trabalho, incluindo no nosso dia-a-dia o uso de máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento social. Além disso, muitos transformaram suas casas, por meio do “home office”, em escritórios, redações, salas de aula, entre outros espaços da rotina de trabalho.

O Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1.º de maio, em tempos de dificuldade como o que vivemos, possui um motivo não somente de comemoração, mas também de reflexão. Afinal, a pandemia causou tristeza não apenas com vidas perdidas, mas também com o desemprego e a fome em todo o Brasil. São tempos difíceis, que exigem de nós a valorização do trabalho que possuímos. E para quem está a procura de emprego, que esta data seja de esperança em dias melhores.

Um dado que nos traz otimismo possui relação com a geração de emprego no estado e uma característica do povo paranaense, que é trabalhador em sua essência. Mais de 78 mil postos foram criados no primeiro trimestre de 2021 em todo o Paraná, algo que se reflete também na realidade litorânea, ao exemplo de Paranaguá, que nos primeiros três meses do ano registrou um índice positivo de 523 postos de trabalho. 

Em especial nesta data em pleno período pandêmico, a homenagem deve ser principalmente aos trabalhadores da saúde. Esses profissionais colocam suas vidas em risco diariamente na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 para salvar vidas. São seres humanos resilientes e iluminados que se desdobram, enfrentam o medo e o vírus, lidam com a morte, stress e contínuo abalo emocional. A eles, o nossa admiração e respeito, que, mais do que com palavras, deve ser demonstrado na prática com a prevenção e adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19.

Você também poderá gostar

O trabalhador e sua resiliência em tempos de pandemia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.